terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Reconciliação Como Objetivo


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Toda a disciplina do Senhor sobre  Judá e Israel, conforme nos escreveu o profeta Jeremias, tinha como objetivo final a reconciliação das duas casas dos filhos de Deus.
A crise do Reino Dividido, que se iniciou no governo de Roboão, o filho de Salomão, quando observamos tudo do ponto de vista daquilo que agrada a Deus, não se tratou apenas de um evento político ou uma escolha humana, mas do mais nefasto efeito do pecado: o repúdio à Palavra de Deus. 
A falta de amor a Deus e ao próximo grandemente manifestadas neste período, eram os resultados mais óbvios da rejeição da Palavra do Senhor. Lembrando que a Lei de Deus pode ser corretamente resumida no amor.
O povo de Deus andou de coração endurecido e não queria rever sua posição. Reis e sacerdotes moveram-se na direção contrária, incentivando todo o povo a viver em discórdia com a Lei de Deus, vivendo segundo os seus interesses políticos e materiais. O resultado de tudo isto é que a disciplina do Senhor sobreveio sobre as duas nações da Aliança. Neste ponto, entrou na História o profeta Jeremias.
O profeta denunciou este abandono da Palavra de Deus e consequente falta de amor, mostrando que o resultado deste caminho foi que no coração deles nasceria a lealdade a outros deuses: “Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, posto que não eram deuses? Todavia, o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que é de nenhum proveito (Jeremias 2.11).
Abandonaria, então, Deus totalmente os seus filhos? De forma alguma! O Senhor não os deixaria afundados em seus próprios pecados. Mas, levantaria sobre as suas casas a vara da sua disciplina. Deus os levaria ao cativeiro para os corrigir.
A questão que levantamos agora é: porque Deus faria isto? Com qual objetivo ele nos corrige dos nossos caminhos tortuosos, disciplinando-nos? A resposta é dupla: Deus deseja a reconciliação com Ele próprio e de cada um de nós com o nosso próximo.
“Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; porque eu sou o vosso esposo (...) Naqueles dias, andará a casa de Judá com a casa de Israel, e virão juntas da terra do Norte para terra que dei em herança a vossos pais (Jeremias 3.14 a 18). Neste texto o profeta pode nos faz conhecer como Deus nos chama para Ele manifestando sua presença na unidade de seu povo.
Deus perdoará nossas iniquidades e nossa falta de amor e o resultado deste perdão é que andaremos na luz, em comunhão com ele e com o nosso próximo. Portanto, a reconciliação é o grande objetivo da Cruz do perdão, onde Cristo nos fez um!