terça-feira, 21 de outubro de 2014

Solus Christus - A Reforma é o centro da Reforma

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Entre os lemas primordiais da Reforma Protestante, encontramos na expressão “Solus Christus” (Cristo Somente) uma proposta revolucionária para o modo como os cristãos devem entender sua própria ligação  com Deus. Na medida em que avançamos nas décadas do século XXI, a Igreja Cristã vai reeditanto uma espécie de velha heresia da Idade Média. Trata-se da busca de Deus por meio dos esforços humanos.
Na Idade Média, a Igreja notabilizou uma espécie de cristianismo segundo a força humana. Para que a vida com Deus estivesse em ordem era necessário contribuir para a construção de uma Catedral, ou investir valores no pagamento de indulgências. Naqueles dias, a salvação era considerada como o resultado das ações beneméritas dos homens. Também em nossos dias, muitos estão ligadas aos diversos ministérios cristãos e inquietos em fazer alguma coisa para merecer sua salvação.
A Reforma Protestante proporcionou um retorno ao princípio escriturístico de que o relacionamento do homem com Deus é fruto exclusivo da obra vicária de Cristo: “Ninguém vem ao Pai, senão for por mim” (João 14.6). Com essa proposta, o cristianismo estabelecia um princípio baseado  na cristocentricidade de todas as coisas. Em outras palavras, Cristo é o único Senhor do Universo e tudo gira em torno dEle. Assim também nossa salvação só pode ser conquistada mediante a morte de Cristo na Cruz.
“Cristo Somente” é um fundamento que extrapola as linhas da teologia da salvação ou as próprias questões da religião, porque fundamenta um modo de viver. Com Cristo no centro de todas as coisas, o homem começa a viver um padrão que foge ao modelo que faz do ego o centro de todas as coisas: “Importa que ele cresça e eu diminua”, foi assim que João Batista fez a sua vida girar em torno de Jesus Cristo.
Uma grande “reforma” estará de fato acontecendo em sua vida quando o Senhor Jesus passar a ser o verdadeiro centro de seus interesses. Mas como isso pode acontecer na sua vida? Passe a considerar que tudo o que você faz tem uma relação direta com Cristo e que não existe nenhuma ação realmente neutra. Até as coisas mais corriqueiras pertencem a Cristo e o modo e as motivações com que realizamos nossas ações caem nos pratos da balança e devem agradar a Cristo Jesus.
Uma vida reformada pelo potencial da expressão “Cristo Somente” passa a ser definida pelo conhecimento que obtemos de Cristo na sua Palavra. E por isso, podemos dizer que ninguém alcançará o patamar de viver para “Cristo Somente” (Solus Christus) se também não confessar “A Escritura Somente” (Sola Scriptura).


domingo, 19 de outubro de 2014

Sola Scriptura - O ponto de partida de toda "Reforma"

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Jogos de tabuleiro podem muito falar acerca do espírito de uma época. Após as Grandes Guerras surgiu o grande jogo “War” (Guerra). Nele, os participantes jogavam para conquistar terras e destruir seus inimigos. Após a crise econômica de 1929, veio o famoso “Banco Imobiliário”, cujo objetivo era levar os oponentes à derrocada financeira e o vencedor era aquele que acumulasse para si todo o capital disponível.

Na verdade, para muitas pessoas, a vida é um grande jogo para suplantar os seus oponentes com jogadas mirabolantes e existe um jogo muito mais sério que busca conquistar as consciências dos outros e transformá-las segundo os seus interesses. Em nossos dias, vivemos tempos assim, pois  muitas filosofias trabalham para ganhar a consciência da  população, principalmente dos mais jovens. Este esquema de dominação pelo aprisionamento das consciências não é novo. As Escrituras nos dão exemplos de tempos assim.

“No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou” (Dn 1.1) - Neste tempo, a poderosa Babilônia impunha sua força sobre os povos conquistados e lhes retirava os bens mais preciosos: famílias, casas, terras, riquezas, símbolos religiosos e principalmente tentava lhes roubar a própria história. Em dias assim foi que Deus levantou um jovem e o  capacitou a lutar contra aquela dominação cruel. Daniel nos legou o testemunho de que é possível resistir às maiores pressões quando nosso coração pertence verdadeiramente a Deus: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as iguarias do rei” (Dn 1.8a).

Assim também agiram os Reformadores do Século XVI. Diante de uma massiva perda da consciência cristã e a constante dominação idólatra e fisiológica dos poderes de seu tempo, homens como Zwínglio, Lutero, Calvino, Knox se levantaram para proclamar que a mente dos filhos de Deus pertencia somente a Deus, que a dirigia por meio de sua Palavra inspirada e inerrante.

Eu não saberia dizer quais seriam os jogos de tabuleiros que melhor representam o espírito de nossa época. Mas posso afirmar que precisamos continuar lutando para que nessa geração o povo de Deus continue vivendo somente para a Glória do Senhor.

Um passo fundamental continua sendo o “Sola Scriptura” (A Escritura Somente). A Palavra de Deus não pode ser substituída pelos pragmatismos da prosperidade ou a libertinagem dos que amam o pecado. Ao contrário, a Igreja de nossos dias precisa reafirmar a excelência da palavra em sua fé e conduta. Não podemos deixar que nossa consciência seja cativa, senão de Cristo, por meio de sua Palavra Viva.