domingo, 16 de novembro de 2014

O Reino Eterno do Senhor!






Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

A profecia de Daniel tem como mensagem central o ensino de que “todos os reinos da terra passarão e só o Senhor reinará para sempre”. O capítulo 7 de Daniel é o ponto central desta mensagem. Nele, Daniel descreve quatro grandes animais: um leão alado; um urso faminto; um leopardo de quatro cabeças e uma fera terrivelmente forte.
O profeta fica atônito com aquelas visões e, ainda em sonho, procura uma resposta sobre o que  representam aqueles animais. Ele se aproxima de alguém que  lhe diz que representam reinos que se levantam na terra. Daniel desejou saber mais sobre o misterioso quarto animal e lhe foi dito  que se trata de um reino ainda maior e mais poderoso que se levantaria sobre a terra.
Não obstante a força daqueles animais ou reinos, a ênfase central da explicação daquela visão está na seguinte palavra: “Os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade” (Daniel 7.18). Algumas expressões apontam significativamente para a visão que  o Senhor quer que  tenhamos da realidade que nos cerca.
Os santos do Altíssimo - Deus deseja que nosso coração se aquiete no fato de que Ele nos separou para si mesmo. Essa quietude do coração deve surgir de uma percepção, não de nós, mas dAquele a quem pertencemos: o Altíssimo.
O Altíssimo (Elyon - o Supremo)- essa profecia usa muito esse termo para se referir a Deus. Só no capítulo 7, quatro vezes. Deus espera que compreendamos que todos os poderes desta terra estão submetidos à Ele. Mesmo quando se rebelam eles são como uma pequena nuvem que o vento empurra. O próprio Nabucodonosor testemunhou isso quando foi levado por Deus a viver como animal e por ele foi restaurado (Daniel 4.34-37).
Receberão o reino - Daniel aponta para os santos e declara que, por causa do seu Rei, eles receberão o reino. Com isso, está propondo ao povo da Aliança que saiba que Deus não está perdendo a batalha, mesmo quando o seu povo se encontra em cativeiro. Às vezes, pensamos que o prosperar da maldade pode indicar o fim do temor de Deus no mundo. Mas essa profecia vem nos fazer crer que, mesmo quando as coisas estão muito ruins, nosso Deus está no controle e o seu plano é conceder a vitória àqueles que lhe são santos e fiéis.
Todo sempre, de eternidade em eternidade - Essa é a nossa maior esperança: o dia em que o Reino do Senhor estará estabelecido para nunca mais dar lugar ao pecado, à tristeza, aos inimigos. Crentes devem manter sua fé e continuar crendo e esperando, porque esse Dia virá e não tardará!