domingo, 28 de fevereiro de 2016

Você tem fome de quê?

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
Estou com vontade de comer lasanha! Hoje, estou com fome de feijoada! Não vejo a hora de chegar para comer aquele peixe! Acordei pensando em paeja (paella)! Eu até sonhei com brajolas! E você, tem fome de quê?
Quando pensamos no valor nutricional dos alimentos, temos de pensar que a comida é um elemento necessário para a vida, o sabor não. Por outro lado, temos de admitir, quando desejamos muito comer alguma coisa, dificilmente o fazemos por causa do seu valor nutricional e sim por causa da memória do seu sabor.
Jesus disse de si mesmo: “Eu sou o pão da vida”, o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede” (João 6.35). Mas, este episódio revelou que as pessoas buscavam Jesus, não pelo pão da vida que ele poderia lhes dar e que os alimentaria eternamente, mas pelo pão terreno que comeram no dia anterior e agora queriam comer novamente.
No dia anterior ao discurso do  “pão da vida”, Jesus havia multiplicado os pães e peixes e a multidão que havia se alimentado daquele pão quisera tomar Jesus e fazê-lo rei (Jo 6.15). Por causa deste desejo da multidão, Jesus se retirou deles e subiu  sozinho  ao monte. Na noite daquele dia, Jesus foi sozinho para o outro lado do mar da Galiléia. A multidão, notado que ele não estava mais ali, correram à sua procura (Jo 6.22-25).
Jesus sabia que eles o procuravam por que haviam comido pão e se fartado no dia anterior (Jo 6.26). Eles não tinham compreendido quem era e o que Jesus viera fazer neste mundo. Eles o viram e o desejaram apenas por que queriam alguém que lhes suprisse continuamente a necessidade material. Eles tinham fome apenas de pão!
Jesus os advertiu para que não vivessem apenas para as coisas que são perecíveis, mas que trabalhassem pela comida que pensassem de forma mais elevada na comida que subsiste para a vida eterna (Jo 6.27). E ele lhes informou dizendo que ele lhes daria deste pão da vida, mas eles não creram e não quiseram deste pão! (Jo 6.36). Porque sua fome era apenas terrena! Eles não tinham fome por coisas eternas, queriam apenas comer pão!
E você, tem fome de quê? Todos nós precisamos aprender a buscar uma vida de fé que realmente se interesse pelas coisas elevadas, das quais Cristo é o doador. Precisamos aprender a olhar para a vida e a sentir fome de eternidade e desejo por aquilo que tem valor e sabor eterno. Pense um pouco mais sobre qual é a sua fome.