sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A beleza de aprender com a voz que emerge do silêncio

Meditação no Salmo 46.10

Algumas vezes, precisamos mais que ler as Escrituras. Devemos ir além e nos esforçar para ouvir a voz que parte de cada verso bíblico. Procure lutar contra todas as forças contrárias dos ventos que sopram outros sons e se volte a ouvir a poderosa voz que emerge cada vez que a nossa alma busca alimentar-se do texto sagrado.

Claro, a alma não somente se alimenta quando está triste. Afinal, algumas vezes, o canto de júbilo precisa ser disparado de dentro para fora de nosso íntimo, aleluia!! Mas, sem dúvida, o vale da dor é lugar mais comum para que nosso coração se cale e busque o doce som da voz de Deus.

Hoje, minha alma conversou com Deus e foi assim que ele respondeu: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus! (Sl 46.10). Nesta hora, não pude resistir, os poucos sons da noite silenciaram-se diante de Deus, tudo ficou realmente “quieto” e o texto sagrado ecoou, aprofundando-se em mim.
Quando vozes se levantam dentro do coração do homem e tudo parece fervilhar como uma guerra, um terremoto ou um maremoto, Deus se faz ouvir: Bramam nações, reinos se abalam ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve (Sl 46.6). A voz de Deus ecoa e nos chama ao descanso: O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio (Sl 46.7).

Quando ouviu Deus, meu coração se calou e as nuvens da tentação se dissipam quando isto acontece. Como o sol lançando os raios de calor sobre a terra, quando reaparece vencendo as nuvens de um dia nublado, assim a paz penetrou no profundo da minha alma e ela, que estava se sufocando em seus próprios gritos, se acalmou.

Dois conselhos poderosos e ouvi: pare de se mexer inquieto, apenas cale-se e considere quem realmente está no controle de todas as coisas - “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” – sem dúvida, este som me fez calar e descansar tranquilo, como um viajante que encontrou estalagem, comida, bebida quente, depois de um dia de caminhada no frio e na solidão da noite em um deserto.