sábado, 6 de julho de 2024

Construa Uma Visão Bíblica do Conceito de Igreja

Uma das principais transições conceituais da Palavra de Deus é o importante significado do Templo no Antigo Testamento para a sua incorporação no conceito de “Corpo de Cristo” no Novo Testamento. Em sua revelação progressiva, Deus desejou construir uma mentalidade conceitual sobre o que é o seu povo com a finalidade de nos fazer compreender a nós mesmos, quem somos e como devemos nos ver e construir para Deus. 
A sombra conceitual do Antigo Testamento, apresentada na figura do Templo, nos faz compreender o Corpo Vivo de Cristo, que é a Igreja, como um processo a ser construído em nossa relação. A Igreja não é algo pronto e imediato, que acontece a despeito da minha vontade e da minha participação. Assim como o Templo é construído, a Igreja também o é. 
Nos dias de Davi, quando Israel foi incumbido de construir um Templo a Deus, para substituir o Tabernáculo móvel do deserto, a Casa seria instalada majestosamente no Monte Sião e o povo deveria se esforçar para oferecer recursos para essa construção e este foi um dos momentos mais felizes do povo de Israel que se esforçou em ver este plano realizado, concretizando-se nos dias de Salomão: “O povo se alegrou com tudo o que se fez voluntariamente, porque de coração íntegro fizeram ofertas voluntárias ao Senhor” (1Cr 29.9). Já nos dias do profeta Ageu, quando os alicerces do Templo são lançados, um contraste interessante é apresentado, pois há um completo desinteresse com a Casa de Deus: Acaso é tempo de vocês morarem em casas luxuosas, enquanto este templo permanece em ruínas?” (Ag 1.4).  interesse 
Tudo isso nos é apresentado no Antigo Testamento para construir uma mentalidade Cristã no Novo sobre o que é e qual a importância da minha relação com o Corpo de Cristo. Portanto, façamos uma reflexão sobre sobre qual dos dois momentos bíblicos, melhor representa o modo como nos relacionamos com a Igreja atualmente? Valorizamos ou desprezamos? Nos dedicamos ou abandonamos? Priorizamos ou deixamos em segundo plano? 
Verdadeiros adoradores, que o adorem em Espírito e em Verdade, serão encontrados entre aquele que conseguiram transitar do conceito estático de um templo físico para a ideia orgânica de um Templo Vivo, que se constrói com amor e dedicação, assim como podemos fazer, quando estamos construindo uma casa física para abrigar o Povo de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!