domingo, 14 de agosto de 2011

Cooperação - Uma Marca dos Servos do Senhor - 14 de agosto de 2011.

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Durante a década de 90, surgiram as grandes cooperativas de trabalho. Um modelo de organização que supunha o ajuntamento de operários na formação de um bloco de trabalho, com maior força junto aos patrões. Mas, como todos sabemos, este tipo de cooperatividade servia muito mais aos interesses patronais que ao dos cooperados.
A cooperação é algo que se espera na sociedade cristã, segundo os princípios do Reino de Cristo. Dentro do princípio estabelecido pelo SENHOR, o seu Reino seria de intensa vida cooperativa; todos os cidadãos dariam a sua contribuição ativa e fariam parte não apenas de uma pátria no sentido geopolítico, mas de um organismo vivo, no qual todos os partícipes seriam como membros de um mesmo corpo.
A melhor ilustração deste princípio cooperativista do Reino de Jesus Cristo foi apresentada em 1 Coríntios, capítulo 12: O Corpo de Cristo. Apesar de ser aplicada referencialmente à Igreja, essa ilustração aponta para o todo do Reino de Cristo, que se espalha através da Igreja, por isso a Igreja é Universal e deve chegar a todas as etnias da Terra.
Quais são os princípios de cooperatividade deste Reino de Cristo? O princípio primordial é o AMOR. A cooperação no Reino de Cristo se estabelece numa condição mental em que as pessoas conseguem viver para os outros e não egocentricamente. Os cooperados no Reino de Cristo não visam o que é propriamente seu, mas sim o que é do outro (Fp 2.4).
Outro aspecto interessante é que todos os cooperados trabalham com um propósito específico, qual seja, glorificar a Deus. A glória de Deus é o anseio maior dos Servos do Reino de Cristo, eles nada buscam para si mesmos, senão que suas vidas alcancem o privilégio de servir para a glória de Deus. Ao aplicarem a regra do amor, eles buscam a glória de Deus como o alvo maior de toda ação cooperativa.
Por fim, enquanto o Reino não se consolida totalmente neste mundo por causa do pecado, a cooperatividade do Reino de Cristo busca alcançar outras vidas para viver segundo o mesmo padrão. A evangelização é o coração da obra da Igreja neste mundo caído, pois é o resultado prático e mais natural da nossa condição de servos. Cooperamos uns com os outros, para alcançar outros ainda. Eis o melhor sinal da nossa saúde cooperativa no Corpo de Cristo, quando evangelizar é a nossa meta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!