domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vida Controlada Pela Fé


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Para muitas pessoas, “ver com os olhos da fé” pode ser apenas um jargão, para outros uma frase para quem deseja muito crer em algo impossível, contudo, “ver com os olhos da fé” é um exercício de vida, uma capacitação que nos permite confiar em Deus de uma maneira que nos faz seguir em frente sempre.
Certa vez, uma jovem sentiu-se muito triste com sua fé, porque não tinha tantas convicções e certezas sobre sua vida com Deus. Tinha dúvidas quanto ao perdão, o céu e tantas coisas que acreditava que deveriam ser inquestionáveis para ela. Com tantas dúvidas, pensou que poderia ser uma pessoa sem fé.
Não obstante haver alguns significados distintos para o termo “fé” na Bíblia, neste momento desejo falar de “fé” como aquela confiança em Deus que devemos ter. Isso nos perturba pois, muitas vezes, mesmo crendo em Cristo e confessando isso, sentimo-nos falhos, quando temos de seguir em frente sem muita segurança em Deus. A exemplo daquela jovem que eu mencionei, há muitas pessoas que se sentem inseguras com a sua aparente falta de confiança em Deus e eu acredito que precisamos entender um pouco sobre o que Deus espera de nós neste sentido.
A Bíblia diz: “(...)o justo viverá por fé”(Rm 1.17b), e mais: “Fé a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11.1). Nos dois casos, há uma perspectiva que você deve considerar, que é a idéia de que ter fé, não é ter em mãos todos os dados para a certeza, mas crer sem  precisar deles.
Em outras palavras, o que eu quero dizer é que ser uma pessoa de fé não é ter uma certeza absolutamente comprovada de tudo o que Deus nos ensina. Mas é seguir em frente depositando nEle uma confiança, que muitas vezes, desafia nossa própria capacidade para crer. Fé e decidir crer no que Deus diz e viver por isto. 
Veja o exemplo registrado   em João 4.46 a 54. Um homem pediu para Jesus ir à sua casa para curar o seu filho, mas ele não foi, porém disse ao homem que voltasse para casa com a certeza de que o filho vivia. O homem, simplesmente foi, por que creu naquilo que Jesus havia lhe dito.
Ter fé é seguir em frente, mesmo quando você não sabe o que acontecerá, ou sequer consegue absolutamente encontrar todos os motivos para seguir. Você vai porque deposita em Deus todas as suas esperanças e confia que Ele fará o melhor, se dispõe a ir somente porque Deus disse: Vá!. Eu não preciso ter um pedaço das ruas de ouro do céu (se lá houver) para crer que existe este lugar, eu só preciso confiar no que Deus disse a respeito disto. 
Esse foi o modo como Abraão abraçou o chamado de Deus para a sua vida. Ele foi, mesmo sem saber ao certo o que esperar, contudo, teve por Fiel Aquele que lhe fez a promessa. Em nossos dias, precisamos de homens e mulheres que estejam dispostos a arriscar na jornada da fé. Pessoas que confiem no que Deus diz e se deixam controlar por isso. Não, esse não é um passo na irracionalidade. Ao contrário, é um passo na direção dAquele que é a razão da nossa fé.
Siga em frente, siga o caminho apontado por Deus, tenha fé!

Um comentário:

  1. falando de fé entedi que ,maior fé tem quem não viu e creu ,do quem teve que ver para crer.
    Obrigada pastor por sua dedicação e paciência e nós ajudar a conhecemos cada vez mais a vontade de DEUS PARA NÓS .que Deus nós encha com seu espirito. UMA fé que agrada a DEUS OU UMA FÉ QUE NOS AGRADA

    ResponderExcluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!