domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ouvidos para ouvir - um sinal da obra Sacerdotal de Cristo


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

A nossa salvação é o maior ato sacerdotal de Cristo em nosso favor. O sacerdote, é aquele que, por meio de um sacrifício, propicia Deus ao homem pecador. No caso de Cristo, Ele não somente oferece um sacrifício propiciatório a nosso favor, mas Ele é a própria oferta pelos pecados. Com certeza, precisamos entender melhor o que significa este ato sacrifical de e os seus efeitos sobre a nossa existência.
A obra sacrifical de Cristo é o centro da teologia joanina, ou seja, para João, Cristo na Cruz é o centro do relacionamento do homem com Deus. Na verdade, essa era a teologia de todos os apóstolos, como Paulo nos disse: “(...) nós pregamos a Cristo crucificado”(1 Coríntios 1.23). Este é o caminho para Deus, esta é a propiciação pelos nossos pecados: (...) e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (1 João 2.2).
O resultado da propiciação não é governado por quem propicia (o sacerdote), mas pelo propiciado (o juiz - Deus). Sim, é Aquele que tem uma demanda justa contra os pecadores  que controla o resultado da propiciação, ou seja, isto significa que Ele precisa aceitar a obra propiciatória de Cristo a nosso favor. Mas, você deve saber que Deus aceitou o Sacrifício de Cristo pelos nossos pecados e, por causa disto, o juízo que nos era contrário foi afugentado e agora Deus não está mais irado contra nós.
A questão que eu quero levantar para meditação de todos nós aqui é: mas como eu sei que fui propiciado em Cristo e que Deus, o juiz, me é favorável agora? Para João e os apóstolos, o o primordial efeito desta propiciação é a capacidade de ouvir Deus, pois agora, não mais irado contra nós, Ele nos busca para si, para uma comunhão viva com, a qual começa na capacitação para ouvir a sua voz.
Quando João nos diz que pessoas creram verdadeiramente em Jesus e o seguiram, está também nos dizendo que tais pessoas foram propiciadas a Deus, pela obra de Jesus. Quando a Obra do Salvador acontece na nossa vida, o que primeiro nos é restaurado é o ouvir da voz do Pai, por isso, a fé e o ouvir a voz de Deus estão tão ligados na Escritura.
Precisamos ponderar seriamente sobre o modo como a voz de Deus está chegando ao nosso coração. Estes nossos tempos tem sido tempos de ouvidos moucos para a Palavra de Deus. Crentes, que conhecem Jesus como seu Salvador, ou Sacerdote eficaz, precisam saber ouvir a voz do Senhor, a qual é o primeiro sinal do seu amor por nós!
Portanto, se o ouvir é um dos sinais práticos da propiciação do pecado, para o cristão é imprescindível que esteja disposto a ouvir a voz do Senhor. Em nossos dias, o que assistimos é uma avalanche de pessoas que desejam se expressar e, em boa parte dos casos, o conteúdo da expressão dos filhos de Deus não tem nascido nas boas palavras que têm ouvido do Pai Celestial. 
Assim, conclamamo-nos a ouvir a voz do Senhor e a permitir com que os sinais do sacrifício eficaz de Cristo se mostrem em nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!