sábado, 22 de setembro de 2012

Servi ao Senhor Com Alegria!


Autor: Rev. J.Mauricio P. Nepomuceno

O Salmo 100 é um grande desafio para nós! Você já pensou no que o salmista está propondo? Então, preste atenção: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Salmo 100.1 e 2).
Há muitos crentes que perderam a perspectiva da alegria cristã como uma marca de sua vida com Deus. A questão da “alegria em Deus” para muitos cristãos tornou-se um grande fardo. Pois, na verdade, sentem-se na obrigação de demonstrar alegria no Senhor, mas vivem interiormente sem se alegrar no Senhor.
Eu pergunto a você: será possível que nosso coração seja suprido de alegria em todos os momentos da nossa vida com Deus? Como isso pode ocorrer?
Olhando para o Salmo, percebemos que o verso 3 parece indicar que, a razão daquela alegria proposta nos versos 1 e 2, repousam em um conhecimento significativo de quem é o nosso Deus. Neste caso específico, o fato de Deus ser quem é, nosso Criador, Libertador e Ajudador: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (verso 3).
A mesma estrutura se repete nos versos 4 e 5, apontando para a gratidão como expressão de alegria, porque Deus é bom e misericordioso. Então, concluo que a fonte de nossa alegria não está exatamente em nós e em nossas possibilidades, mas em conhecermos e reconhecermos em cada situação da vida a obra de Deus por nós.
Na verdade, a Palavra do Senhor nos incentiva a perceber que Deus é o nosso maior tesouro. Pela Palavra somos conduzidos a um modelo de vida que se descobre segura e completa em Deus. Portanto, Deus quer que substituamos todos os outros interesses do nosso coração caído por um só: amor e confiança nEle.
O salmista propõe um modelo existencial centrado em Deus, que se fortalece na percepção diária da presença e na obra do Senhor. Somos chamados para repousar nossa esperança nAquele que cuida de nós e nos pastoreia.
Alegrar-se no Senhor, portanto, é resultado direto de uma vida que se dispõe a confiar completamente em Deus e amá-lo acima de tudo. Você não é chamado a obedecer uma ordem de se alegrar, mas é instado a conhecer melhor o seu Deus e, assim, alegrar-se nEle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!