segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jesus, Alegria dos Homens

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno



Johann Sebastian Bach é o autor de belas peças musicais. Uma, em particular, tornou-se um clássico cristão: “Jesus, Alegria dos Homens”. Trata-se da peça final, para o majestoso encerramento da cantata “Coração e Boca, Ações e Vida”. É como se Bach quisesse dizer que o final de tudo é Jesus e sem Ele tudo se perde.
O Senhor Jesus, na sua famosa “Oração Sacerdotal”, apesar de fazer uma afirmação das dificuldades de nossa vida neste mundo “...no mundo passais por aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, ao entregar ao Pai a sua intercessão em favor dos seus, diz: “...para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos” (João 17.13b).
Jesus está pedindo a Deus que supra o Seu povo com um tipo de alegria que esteja centrada nEle e não no mundo, afinal, o mundo é um lugar de aflições, perseguições e ódio contra os filhos do Altíssimo. Assim, então, roga ao Pai para que conceda ao coração dos seus discípulos a mais preciosa alegria, aquela que não depende das circunstâncias, mas da capacidade de aprenderem dEle, o Filho do Deus Criador.  
No Livro de Apocalipse notamos os diversos louvores de exaltação e gratidão ao Cordeiro de Deus que está assentado no Trono. Percebemos ali que o universo, homens e seres celestiais têm sua concentração em Jesus e dEle tiram toda a sua alegria. O Cordeiro Glorioso é a fonte de onde todos tiram a inspiração para o louvor e satisfação que há no ambiente precioso do lugar celestial. 
A contemplação da Glória de Cristo é o alvo da existência celestial, mas este tipo de sentimento de alegria pode perpassar a nossa vida no presente também, é isso que Jesus está nos ensinando na Oração Sacerdotal, a pedir ao Pai que nos conceda essa graça. Mas, como é possível ter uma alegria inabalável em Cristo, em um mundo tão hostil à nossa fé? 
Jesus, nos versos que antecedem essa afirmação, nos dá sugestões para este caminho. Ele aponta para a unidade da Igreja como instrumento desta alegria: “...que eles sejam um” (verso 11). Às vezes, perdemos de vista a importância da comunhão dos crentes, a unidade da Igreja. Mas este é um dos temas mais apontados tanto no Velho como no Novo Testamento. Não se trata de propaganda pró-igreja, mas do método escolhido por Deus para manifestar sua glória entre os homens: "...neles, eu sou glorificado" (João 17.10). 
Para Jesus, a unidade do seu povo é uma decorrência natural da proximidade que há entre Ele e seus discípulos: “eu estava com eles e guardava-os” (verso 12). Desta forma, ele pontua sobre a necessidade que temos de que a nossa comunhão não gire em tornos apenas de projetos comuns que tenhamos, mas do projeto de vida que identifica Cristo como o centro de todas as coisas. 
Por fim, Jesus faz uma ligação direta entre a sua Palavra e a nossa perfeita alegria nEle: “...isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos” (verso 13). Os homens podem ouvir coisas sobre Cristo, histórias sobre sua vida na Palestina, ensinos, milagres etc. Mas foi aos discípulos que Ele deu a conhecer o mistério da perfeita experiência de gozo completo nEle. O crescimento perfeito de uma profunda satisfação em ter Cristo. 
Infelizmente, o cristianismo tem perdido essa perspectiva da preciosidade de Cristo e, em nossos dias, são poucos os que conseguem desfrutar do prazer de ter a Cristo. Essa é só mais uma das claras demonstrações da nossa necessidade de aprendermos mais de Cristo.
Jesus, Alegria dos Homens é uma música belissima! Contudo, a perfeição de sua construção harmônica é, na verdade, como uma pequena gota frente ao Oceano de Beleza e Felicidade que há em Cristo! 



JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS
Jesus continua a ser minha alegria,Meu coração, consolo e força.Jesus cura todo sofrimento,Ele é a força da minha vida,Meus olhos, meu prazer e meu sol;Minha alma, tesouro e regozijo.Por isso, eu não deixo JesusFora do meu coração e do meu alcance.Bom pra mim que tenho Jesus.Oh, eu o seguro tão firmeQue o meu coração se fortaleceSe estou doente ou triste.Eu tenho Jesus, que me amaE me dá tudo o que tenho.Por isso, eu não deixo Jesus,Ainda que meu coração se parta.

(Tradução: Bruna Gomes Cordeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!