domingo, 11 de agosto de 2013

Série: Primórdios do Presbiterianismo na Cidade de São Paulo

Em 12 de agosto de 1859, o jovem pastor Rev. Ashbel Green Simonton aportava no Rio de Janeiro e, com ele, uma história de 154 anos de idade. Tinha apenas 26 anos e desejava servir a Deus de todo o seu coração. Em 9 de dezembro de 1867, oito anos e quatro meses depois de sua chegada, na cidade de São Paulo, faleceu. Deixou um enorme legado de amor e dedicação a Cristo e à Igreja Presbiteriana do Brasil.
Rev. Alexander Latimer Blackford
Não somente Simonton, mas também Blackford, Conceição, Schneider, Chamberlain e outros, dedicaram a história de suas vidas ao bem do nosso país e à propagação do Evangelho. Por isso, podemos dizer com todas as letras, somos herdeiros de uma igreja missionária.
Mas, quando pensamos de forma mais detida sobre a história destes homens e da igreja nos seus primeiros anos, não podemos nos esquecer de que no seu dia a dia, tantas e tantas situações se levantaram para os impedir, ou mesmo diminuir a marcha de seu interesse pelo reino. Mas eles não desistiram.
Quando o presbiterianismo chegou à São Paulo, a cidade não era a grande megalópole que estamos acostumados a conhecer. Não tinha mais que trinta mil habitantes e se localizava na região central no alto da colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.
Os presbiterianos começaram oficialmente o seu trabalho no dia 18 de outubro com um sermão do Rev. Alexander Latimer Blackford, na rua da Constituição, hoje Florêncio de Abreu. Um mês depois, na casa de um comerciante inglês, Sr. D.Pitts, na Rua Boavista, Blackford pregou seu primeiro sermão em português.
O primeiro endereço oficial da Igreja Presbiteriana na Cidade de São Paulo, onde os cultos eram celebrados e onde também morava a família Blackford, ficava numa rua lateral, a Rua Nova de São José, nº01 (atual Líbero Badaró).
Nessa residência, os presbiterianos ordenaram o primeiro pastor presbiteriano brasileiro, o ex-padre Rev. José Manuel da Conceição; criaram o primeiro presbitério da Igreja Presbiteriana do Brasil (Presbitério do Rio de Janeiro); começaram os trabalhos sócio educacionais da Escola Americana, que mais tarde tornou-se na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

(fontes: Anais da Primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo (1863-1903) - Autor: Vicente Temudo Lessa - Ed. Cultura Cristã, 2010; História Documental do Protestantismo no Brasil - Autor: Duncan Reily - Ed. ASTE, 1984. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!