domingo, 29 de dezembro de 2013

A Porta do Recomeço

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Uma das mais conhecidas ilustrações bíblicas é utilizada para nos ensinar a obra paciente de recomeçar. Trata-se da figura do oleiro que refaz o vaso sempre que este se estraga sobre as rodas (Jr 18.1-17).
Ali, o profeta aprendeu e nos ensinou que Deus é o Senhor dos recomeços. Ele, mais que qualquer um outro, sabe o valor de toda a retomada de uma construção. Podemos dizer, que a ilustração “do oleiro e do vaso” é uma espécie de símbolo da própria obra da Redenção que o Senhor opera no mundo que Ele criou perfeito, mas que se estragou, por causa do pecado humano.
Quando João Batista saiu pelas areias do deserto da Judéia apregoando o arrependimento e batizando as pessoas, estava promovendo a oportunidade do recomeço. Ele exortava os homens a repensarem suas vidas e a darem a si mesmos a oportunidade de produzi frutos que até então não tinham produzido.
O batismo de João era chamado de “batismo de arrependimento” , pois  promovia um recomeçar da jornada de vida com Deus: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o trigo no celeiro [graça], mas queimará a palha em fogo inextinguível [juízo]” (Mt 3.11-12). 
Jesus, quando nos ordenou que batizássemos os seus discípulos propôs uma marca distintiva para aqueles que se colocassem a caminho em uma estrada nova de relacionamento com Deus. Não se trata de um começo, mas de um recomeço no relacionamento do homem com Deus. Estamos falando do Oleiro refazendo o vaso, para que fique do jeito que ele planejou que fosse, desde o princípio.
João fala de um “batismo com o Espírito e com fogo” o que importa dizer que se trata de
uma proposta de recomeço que tem só duas possibilidades de resultado: a graça e o juízo.
Se desejamos uma vida madura diante de Deus precisamos nos dispor a recomeçar sempre que necessário. Cristo é a porta de todo o verdadeiro recomeço da vida com Deus. Ele é a única estrada que efetivamente nos conduz à luz.
O ponto de partida sempre será Cristo Jesus e a sua cruz e o cristão deve aprender e valorizar todo recomeço. Afinal, nada melhor que ser reconstruído segundo a vontade do Oleiro. Todo crente precisa ter é a dignidade e a humildade de saber recomeçar sua jornada, endireitando seus caminhos. Aproveite bem o próximo ano e saiba recomeçar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!