domingo, 14 de dezembro de 2014

Salvando a sua Mente.

Autor: Rev.José Mauricio Passos Nepomuceno

Algumas das mais preciosas lições que aprendemos no Livro do Profeta Daniel estão ligadas ao desenvolvimento de uma fé que  deve crescer mesmo sob condições adversas.
O jovem Daniel começou a sua carreira, determinando em seu coração treinar a sua mente para não ser sufocada pela cultura e a riqueza da corte de Nabucodonosor (Dn 1.8). Ele também se aplicou a conhecer de tudo e se tornou proeminente e importante, mas não se deixou conduzir pelo poder humano. Sua mente aprendeu a confiar somente no pelo poder de Deus e foi assim que permaneceu e se firmou durante todas as mudanças do Império (Dn 1.20-21).
O mais poderoso rei Babilônico, Nabucodonosor, prostrou-se diante do Deus vivo, pelo testemunho de fé de Hananias, Misael, Azarias (Dn 1.28-30), pois eles, como Daniel, também guardaram sua mente de se perverter, pois serviam ao Deus Altísismo (Dn 4.37; 5.21). A sucessão de reinos Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro apenas mostrava que Deus guia os homens na terra e nada eles possuem que não venha de Deus (Dn 7.27).
Desta maneira, a mente de Daniel estava sendo preparada para confiar, descansar e esperar no Senhor (Dn 12.12-13). Este é o grande objetivo de Deus na vida de Daniel, salvar a sua mente e protegê-la fazendo-lhe caminhar segura e cheia de fé, mesmo em condições tão adversas.
Infelizmente, nem todos os filhos de Deus estão praticando esta lição e deixam suas mentes à mercê do modo de pensar deste mundo. Preferem pensar como ímpios e consideram a vida sem a grandeza de um Deus que está no controle. Acham que podem realmente viver sem Deus.
Quando o salmista nos diz “não andar no conselho dos ímpios, não se deter no caminho dos pecadores, não assentar na roda dos escarnecedores” (Sl 1.1), está propondo que guardemos nossa mente de pensar e agir como ímpios, por isso, direciona nosso viver para a Palavra, que é a mente de Cristo (1Co 2.16).
Foi na leitura da Palavra de Deus que Daniel percebeu o erro do seu povo e clamou o perdão de Deus (Dn 9.2-4). A Palavra de Deus deve  conduzir a nossa mente (Cl 3.16) e o resultado deste nosso encontro com o verdadeiro ensino sobre a vida é um grande e profundo senso de pecado e dependência (Jó 42.5-6).
A Escrituras nos fala de salvação e propõe uma maneira nova de vermos a vida.  Deus salva nossa mente e a renova para vivermos movidos pela esperança que há em Cristo. A primeira coisa a ser salva na sua vida é a sua mente. Pense diferente, pense como um salvo (Fp 4.8-9)!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!