segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Uma Mensagem de Natal: Não Temas!

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

As Escrituras usam muito a expressão “não temas” e, cá entre nós, precisamos mesmo ouvi-las repetidamente da boca de Deus. Afinal, vivemos cercados de coisas que nos causam temor. 
A crescente violência das cidades, assustam cada dia mais. Somos tomados de insegurança e temor a cada esquina, cada farol fechado, ao pequeno sinal ou movimentação suspeita ao redor. Mas nossos temores não se definem apenas pela violência dos maus. Estamos também com medo nos relacionamentos, na criação dos filhos, inseguros e temerosos quanto às finanças, a política, a justiça etc., estamos com medo do futuro.
Mas, curiosamente, a primeira vez que a Bíblia cita o medo, o fez em uma situação bem distinta, porque naquele dia o homem estava com medo de Deus: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (Gn 3.9-10).
Adão escondeu-se não por vergonha, mas por medo. A voz de Deus aponta em sua mente a santidade do Senhor e fazia-lhe ver seu pecado. Estava nu? Mas ele sempre esteve. Mas, agora sua nudez não podia ser mostrada, ele queria se esconder.
Quando o anjo aproximou-se de Maria lhe disse: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus” (Lc 1.30). O medo confundia a sua mente, o que realmente significavam aquelas coisas (Lc 1.29), por isso era preciso que o seu coração sentisse paz.
Encontrar graça - a voz de Deus podia ser ouvida como a voz do amor, porque a graça é amor (Charis). Um amor não merecido, não conquistado, apenas oferecido por Deus por amor. Maria estava diante de Deus e o olhar divino era gracioso sobre a sua vida.
O medo mais profundo de uma alma tem a ver com as coisas eternas. Adão temeu, pois sabia que a voz de Deus o reprovaria. Mas, Maria, ao contrário poderia descansar nessa voz cheia de amor gracioso. A própria Maria engrandeceria a Deus por sua graça: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espirito se alegrou em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47). O temor, cedeu lugar à alegria!
Esse é o propósito da mensagem do Natal, o Evangelho de Jesus Cristo. Não anunciamos uma vida livre das dores deste mundo, mas apontamos para uma vida que descansa em Deus e se alegra nEle.
“Não Temas”, você também! Jesus Cristo é a resposta para o medo da sua alma. Ele lança luz sobre as trevas e paz que vence o medo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!