segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Viver na Plenitude da Graça é Possível!

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno
Nestes primeiros dias do ano, muitas pessoas estão se preparando para aplicar à sua vida as novas perspectivas que estabeleceram para si mesmas. Afinal, todas as promessas de mudanças feitas no primeiro dia precisam ser postas em prática antes que o ano termine. 
Mas existe um grande número de pessoas que preferiram o silêncio e a omissão, fazendo de conta que tudo estava tão certo que é uma bobagem infantil fazer planos só porque o ano mudou. Estes não quiseram enfrentar suas próprias falhas e necessidades de mudança e propor para si mesmas o desafio da mudança.
Uma coisa é certa: não devemos mudar e fazer planos para uma vida melhor só porque o calendário avançou um dígito anual. Deveríamos nos preparar para fazer mudanças sempre que identificarmos que estamos caminhando em uma direção errada (Is 55.7).
As Escrituras nos convocam a “crescer na graça”: “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2Pe 3.18). Jesus Cristo é o modelo de vida na plenitude da graça que as Escrituras estabelecem para nós: Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça (Jo 1.16). Podemos não somente ser salvos pela graça, mas também podemos ter uma vida que transborde graça e a faça fluir através de nós: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1Pe 4.10).
Algumas vezes nós desistimos de fazer planos elevados, que nos conduziriam para uma vida mais próxima de Deus, porque pensamos que não seríamos capazes de nos comprometer com projetos espirituais ousados. No entanto, o que Jesus fez por nós abriu este caminho para uma vida de comunhão com Deus. E é disto que João está falando quando afirma que a plenitude de Cristo nos dá “graça sobre graça”.
Embora nossos pecados e limitações nos façam pensar que é impossível que sejamos diferentes ou que seja loucura crer que tudo pode ser melhor na nossa vida, as Escrituras apontam para outra realidade.
As Escrituras nos garantem que se andarmos na estrada certa e buscarmos o crescimento em Cristo, seremos revestidos e capacitados pela graça de Deus. Portanto, não será uma obra que dependerá de nós, mas do que Deus pode fazer em nós, quando nos lançamos, com fé, aos seus braços.
Viver na plenitude da graça é viver por fé, confiando que Deus fará tudo o que é preciso para que sejamos mais parecidos com Cristo. É possível viver na plenitude da vida com Deus e a resposta é a “Graça”. Hoje é o dia certo para decidir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!