terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Um Novo Ano Novo Para Você!!

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Tudo bem, posso entender se você achar redundante desejar um “Novo Ano Novo” para alguém. Na verdade eu apenas quero dizer que algumas, ou muitas, vezes para começar “de novo” um “ano novo”,  é preciso fazer isto de um "jeito novo”.
Em Efésios 5.15 a 17, o  apóstolo Paulo nos provoca ao despertamento e à reflexão quando diz: “Vede prudentemente como andais”. Fazer qualquer caminho não é um jeito certo de trilhar mais um ano de vida, mas é preciso pensar mais, refletir mais e ouvir mais antes de escolher alguma direção.
Faremos algumas escolhas erradas, afinal somos somente seres humanos, que nada sabem sobre o futuro e nem sempre conseguimos prever as consequências. O que não é certo é cairmos de novo no erro de fazer escolhas como fruto da nossa impaciência, ansiedade ou simples loucura, como completa o apóstolo: “...não como néscios, mas sim como sábios” (Ef 5.15).
“Remindo o tempo por que os dias são maus” (Ef 5.16) - Não somos senhores do tempo, ele passa tão rápido que nem sequer percebemos. De repente, o hoje vira ontem, anteontem, mês passado, ano passado... Remir, nesta palavra do apóstolo tem o sentido de “salvar”, isto é, fazer o melhor uso possívelÉ comum que terminemos os dias do  ano, com algumas lembranças ruins de como deixamos o  tempo passar à toa. 
Quem sabe escolher bem o que fazer a cada oportunidade, consegue viver melhor em dias maus. Gastar nosso tempo com qualidade, em coisas que constroem e organizam a vida e o futuro é sempre o melhor jeito de ver as coisas passarem para o ontem. 
O conselho do apóstolo se encerra afirmando que o mais importante é compreender que nosso maior trabalho não simplesmente fazer novas escolhas, mas deixar com que nossas escolhas sejam frutos da nossa consciência de quais escolhas estão mais de acordo com a vontade de Deus: “procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef 5.17).
Com certeza, nos cansamos de começar ano e terminá-lo olhando para trás carregando tantas frustrações. Ainda que tenhamos vivido coisas boas e felizes, temos de conviver com falhas, omissões, precipitações que nos acompanham. 
Ter um “Novo Ano Novo” pode significar uma nova visão de como trilhar a estrada 2016. Ouvir mais, pensar mais e cuidar mais de cada maneira como usaremos o  nosso tempo. Conhecer mais a "novidade de vida" que a vontade de Deus tem preparada para nós, nos dará uma condição maior de fazer "Tudo Novo neste Ano Novo”. 

Um Novo Feliz Ano Novo Para Você!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!