sábado, 20 de janeiro de 2018

Antecedentes da Igreja Presbiteriana de Vila Formosa - 1955-1957 - Parte 3

O
Arquivo Família Delfini
s anos 40 foram de grande turbulência no cenário mundial e nacional. Na Europa, a Segunda Guerra Mundial e no Brasil as turbulências do fim do Estado Novo, de Getúlio Vargas. Na virada da década, com o retorno ao poder Getúlio procurava fazer justiça à sua popularidade até que em 24 de agosto de 1954, desferiu um tiro contra o próprio peito, assumiu o governo o potiguar Café Filho, um presbiteriano, que em um ano seria substituído pelo mineiro Juscelino Kubitschek.

O trabalho dos presbiterianos na Vila Formosa foi iniciado em meio a toda essa grande turbulência mundial e nacional, mas nem as bombas na Europa ou as lutas políticas brasileiras, impediram o avanço e progresso da animada congregação, como afirmou o Rev. Daniel Mariano da Silveira, quando dizia haver “provas incomuns de que o Espírito Santo estava dirigindo a Congregação”. Mas, do mesmo modo a Congregação também sofria suas crises em meio às lutas.

Após alguns meses fora, o presbítero Dolivar Delfini retomou suas atividades na Congregação da Vila Formosa. Os irmãos sonhavam e lutavam para dar início à construção do seu templo. Em novembro de 1955, o Presb. Dolivar foi nomeado pelo Conselho da Igreja do Brás e decidiu mudar-se com a família para o bairro, onde já possuía um comércio. Neste tempo, ajudava no trabalho um jovem seminarista, Efigênio Alves, que era sustentado pela família do irmão Aristides Matos e foi um ano de franco de crescimento quando outros nomes começaram a participar da liderança da Congregação, entre eles, o citado Aristide P. Matos, Mario Rodrigues de Sá, Paulo Mascelani e Vitoriano Gomes, Benjamim Garcia e Gerson Pereira da Silva e mulheres que se tornaram chaves para esse de
senvolvimento, entre elas, as irmãs Berenice Batista e Amarilda Barreto Alves, que desenvolviam importante trabalho com as crianças.

Em abril de 1956, a Congregação realizou uma série de Conferências e para isto convidou o prestigiado pastor presbiteriano Júlio Andrade Ferreira para ser o palestrante. Estas reuniões foram de grande inspiração para os membros da Congregação e despertaram os crentes para o trabalho, dando grande impulso a um trabalho que havia iniciado um ano antes, o Conjunto Coral, cujo maestro era o irmão Eurípedes Rodrigues de Carvalho.

Todo esse ânimo fazia crescer a ambição de construir o templo e junto com isso cresceu o primeiro grande problema entre os irmãos. O Presb. Dolivar, líder do trabalho, não concordava com a construção naquele terreno íngreme e em lugar tão desfavorável. Isso gerou certo incômodo e alguns irmãos pediram demissão de seus cargos na Comissão de Administração e uma crise se anunciou.


Depois de algumas reuniões e conversas, os irmãos decidiram adiar a construção do templo, pedindo ao conselho da Igreja do Brás que autorizasse a Congregação a procurar outro terreno. Em junho de 1957, o Conselho autorizou e aparentemente, o ímpeto se esfriou um pouco. Mas, como veremos na próxima semana, só aparentemente, porque a notícia da compra do novo terreno deu um novo impulso no propósito daqueles irmãos e irmãs que não desistiriam de viver para o Rei.

(Fontes: Livro I das Atas do Conselho da IP Vila Formosa; Relato pessoal do Presb. Dolivar Delfini - Arquivo da Família Delfini; Livro de Atas da Comissão Administradora da Congregação). 

2 comentários:

  1. Parabéns. Bom dia a todos, graças a Deus, tive a honra de acompanhar a trajetória da IPBVF, desde a Congregação, até a Igreja atual. Tenham um excelente domingo, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão... não conseguimos identificar sua participação. Por favor, caso queira, identifique-se para que saibamos quem é. Desde já agradecemos sua participação neste comentário à publicação.

    ResponderExcluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!