sábado, 16 de novembro de 2019

O Calendário Litúrgico

Órgão de tubos da 1a Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo

A Fé Cristã é uma sólida consciência de fatos que tiveram lugar na história, os quais foram realizados por Deus para resgatar homens dos seus pecados. Portanto, é um erro considerar a Fé Cristã apenas como um conjunto de crenças religiosas, desconexas da realidade histórica.
Essa foi uma das tônicas da mensagem dos apóstolos e de todos os que, com eles e a partir do testemunho deles, deram continuidade à própria obra de Cristo: “Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da Palavra. Igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde a sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que fostes instruído” (Lc 1.1-4). A afirmação destes fatos carrega a Fé Cristã de valor histórico redentivo, isto é, as ações divinas redentivas realizadas em meio aos acontecimentos históricos.
Para celebrar liturgicamente essa Fé Histórica, a Igreja Cristã, desde há muito, se valeu de um Calendário Litúrgico que proporciona aos crentes, ao longo do ano de cultos a Deus, lembranças destes diversos momentos ocorridos na história, para nosso louvor e gratidão ao Pai por suas obras entre os homens: “Louvai-o pelos seus poderosos feitos” (Sl 150.2a). Este Calendário também organiza as nossas pregações para que durante o ano, diversas partes da Escritura sejam observadas e usadas para a nossa meditação e louvor litúrgico.
O Protestantismo Brasileiro, por muitas razões, pouco se utiliza dessa ferramenta, mas acreditamos ser muito útil para o nosso crescimento na fé. Obviamente, diferentemente dos Católicos Romanos, deixamos de lado as festas cristãs inseridas ao longo da Tradição Católica Medieval e focamos nos grandes eventos redentivos do Senhor, tais como Natal, Páscoa, Pentecostes, a Igreja e sua missão, as promessas para o povo de Deus etc.
O ano litúrgico para a nossa Igreja começa no Natal, o qual é o ponto de partida da Vida Cristã, isto é, a Chegada do Senhor, o nosso Rei. Este Ciclo do Natal é o inicio, mas também a conclusão do último bloco litúrgico para nós, o qual denominamos “Advento”, que envolve a ideia das promessas da vinda da Senhor à Israel.
O Advento é um ciclo que preferimos lembrar sete domingos antes do dia do Natal. Estes sete domingos representam o tempo da espera pelo cumprimento das perfeitas promessas do Senhor: “Portanto, o Senhor vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is 7.14). Neste ano de 2019, o advento começará para nós no segundo domingo de novembro, a partir do qual começamos a olhar para o Natal, com o coração cheio da alegria própria daqueles que sempre confiaram nas promessas de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!