domingo, 21 de janeiro de 2024

Levante-se, para que Cristo seja glorificado!

Jonathan Edwards escreveu a respeito da vida de David Brainerd (1718-1747). Um jovem que Deus levantou para que o nome de Cristo fosse anunciado aos índios norte-americanos. nos tempos de desbravamentos.

Em sua curta jornada de vida, Brainerd registrou em diários a  riqueza maravilhosa de sua jornada de fé e relacionamento com Deus. Ali, podemos ver um homem, atacado por uma saúde debilitada, associada ao que ele chamou de grande melancolia (depressão), levantar-se para que Cristo Jesus fosse glorificado em sua vida.


Edwards escreveu a obra “A Vida de David Brainerd” e assim se refere aos seus registros, quando Brainerd tinha estava próximo de completar 25 anos: “Em seu diário, quanto a esse período tempo [fevereiro de 1743], foram registradas coisas como as seguintes: pesar diante do pecado habitando nele, desprendimento do mundo, anelo por Deus e de viver para a sua glória, desejos que enterneciam o coração por seu lar eterno, dependência fixa de Deus como o seu auxílio, experiência de muita ajuda divina no exercício privado e público da religião, força interior e coragem no serviço prestado a Deus, frequente refrigério da alma, o consolo e a doçura divina na meditação, na oração, na pregação e em simples conversar com outros crentes” (EDWARDS, 1758, pág.33).

O profeta Isaías, caído pelo seu profundo temor do pecado ante à santidade de Deus, responde ao chamado divino com um sonoro: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8). Homens de Deus não fazem a obras do Senhor na força do seu braço ou na confiança de sua pessoa capacidade e habilidade. Homens de Deus fazem as obras do Senhor, na força do Senhor e em obediência humilde ao chamado.

Deus nos coloca a todos diante de nossos próprios pecados e fragilidades humanas e nos chama a confiar nEle. Ele nos perdoa os pecados e nos diz para nos levantarmos para que, de alguma forma, nossa vida o glorifique. Não como nós planejamos, mas como Ele planejou nos usar, onde e como.

O que poucos sabem sobre Brainerd é que ele foi expulso, por mal comportamento, da Universidade de Yale onde buscava o diploma de teologia. Porém, a sua humilhante derrota diante dos homens não o fez desprezível aos olhos de Deus.

Este jovem, morto aos 29 anos, tornou-se um modelo de missionário entre os índios norte-americanos, em especial na região do Dellaware, seu amor a Deus mostra-nos Um homem caído, que Deus levantou para glorificar o nome de Cristo.

Carecemos de homens com a ousadia de confiarem não em si mesmos e não desejosos de viver somente para si, mas que tenham um profundo amor pelo Senhor e se lancem na vida como instrumentos para fazer a obra do Senhor. Caro irmão, levante-se para que Cristo seja glorificado na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!