domingo, 30 de janeiro de 2011

Caiu Na Rede (...) é Homem! - 30 de janeiro de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Pensamos que mudanças repentinas podem apenas apontar para uma pessoa insegura, fragilizada e despreparada para a vida. Entretanto, algumas vezes, a mudança completa de perspectiva é a atitude mais lúcida e desejada para quem quer aprender a viver.
Jesus Cristo andava pelas ruas e praias da Galileia curando, pregando e mostrando às pessoas que era chegado o Reino de Deus. Certo dia, isso aconteceu próximo ao Mar da Galileia. A multidão afluía e, naquele dia em específico, deixaram-no sem espaço. Logo viu dois barcos, entrou em um deles e pediu ao proprietário que se afastasse um pouco da praia.
Era o barco de Simão Pedro. Dali, Jesus falou à multidão sobre o Reino de Deus e, de dentro do barco de Pedro, Jesus começara uma grande obra de transformação na vida daquele homem que se tornaria um dos maiores propagadores da mensagem do Reino de Deus.
Pedro, Tiago e João eram pescadores e sócios. Todos os dias, se lançavam ao mar para trazer para as suas famílias o sustento. Eram especialistas naquela arte e dominavam bem as águas do Mar da Galileia. Sabiam tudo sobre pesca e amavam o seu modo de vida. Mas, naquele dia, não resistiram à presença de Jesus e à sua personalidade marcante. Poucas palavras do Senhor foram suficientes para que ocorresse uma significativa mudança de vida para aqueles homens. Jesus voltou-se para eles, em particular para Simão, e disse: “Não temas, doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.” (Lucas 5.10 e 11).  
Não se tratava de homens frágeis, mentalidades sugestionáveis ou, simplesmente, uns fracassados que viram uma oportunidade. Para aqueles homens, se descortinou o mundo do jeito que ele realmente é, o mundo do modo de ver de Deus. Pedro, Tiago e João não fizeram uma nova opção de vida, eles simplesmente foram conquistados para a única opção de vida realmente possível no mundo de Deus.
O Reino de Deus é uma realidade que se insere na nossa. Deus deseja que conheçamos o Seu Reino e o vivenciemos de maneira integral. Por isso, a grande tarefa do Reino é o seu avanço na direção dos homens. Os pescadores da Galileia estavam descobrindo que suas redes seriam lançadas novamente, para uma grande pescaria: “Doravante sereis pescadores de homens”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!