domingo, 20 de fevereiro de 2011

Expectativas Certas Dependem de Escolhas Corretas - 20 de fevereiro de 2011


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Jesus Cristo insistiu em nos ensinar sobre o que esperar desta vida. Para tanto, Ele, por mais de uma vez, procurou estabelecer os princípios adequados para que tivéssemos expectativas verdadeiras e não apenas devaneios e sonhos de dias melhores. Um ponto importante sobre este tema é a correta posição sobre quais os valores que se deve priorizar durante a nossa vida.
Em Lucas 6.20-26, encontramos um discurso de Jesus, no qual Ele repete as palavras do Sermão da Montanha. Possivelmente, Jesus tenha dito as mesmas palavras com o objetivo de deixar muitíssimo clara sua posição sobre aquilo que, realmente, os súditos de seu reino devem esperar da vida.
“Bem aventurados” - Com essa expressão, que significa “felizes”, Jesus pontua sobre o resultado final da vida de quem o segue e serve, ou seja, a “verdadeira felicidade”. Não obstante a mensagem iniciar com essa alvissareira palavra, Jesus propõe uma maneira bem diferente de se alcançar essa felicidade.
Os pobres, famintos, chorosos e odiados - Foram essas as qualificações que Jesus apontou aos seus súditos como determinantes para o caminho da prometida e verdadeira felicidade. Mas, obviamente, não podemos simplificar demais as coisas e achar que o que Jesus está propondo é um tipo de vida cheia de infortúnios como uma saída para os seus discípulos.
Na verdade, quando lemos a segunda porção do texto, vemos expressões antagônicas, precedidas pelo lamento: Mas, ai de vós os ricos, ...os fartos, ...os que rides; tais palavras dão o sentido complementar ao texto, com a finalidade de nos fazer conscientes do que Jesus propõe..
Jesus está fazendo contraste entre os valores transitórios da felicidade meramente humana e os duradouros resultados da vida de quem o segue realmente. O ponto que Ele levanta não é que desejemos a pobreza, a perseguição e a fome como virtudes em si, mas que aprendamos a não manter o nosso coração nas riquezas e felicidades passageiras deste mundo.
O que realmente importa é que só poderemos ter as melhores expectativas da vida, na medida em que o nosso coração se tornar totalmente pertencente a Cristo Jesus. Em outras palavras, o Mestre nos diz que, quando estivermos prontos a deixar tudo, então estaremos prontos para expectativas certas na vida. Agora, pergunte a você mesmo: já sou capaz de considerar seriamente os valores da minha vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!