Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
Todos queremos desenvolver sabedoria para agir. Muitas vezes, nossas ações trouxeram prejuízos e dissabores, por terem sido efetuadas sem a devida sabedoria. Mas, quais seriam os princípios fundamentais para agir sempre com sabedoria? Seria possível seguir um caminho que favorecesse um agir que produzisse sempre bons resultados?
Evidentemente, um pequeno texto como este não poderá fornecer uma reflexão tão completa sobre esse tema, mas podemos pontuar alguns pensamentos sobre o assunto, servindo de início para que, na prática, todos nós comecemos a agir com mais sabedoria.
O primeiro passo é aplicarmos em nosso agir o “princípio de valor”. Devemos aprender a fazer verdadeiro juízo de valor. Por exemplo, as pessoas devem vir antes das coisas. Ou seja, se soubermos atribuir valores adequados às diversas situações da vida, faremos escolhas que produzam o efeito de preservar aquilo que é principal. Um bom exemplo deste princípio é aquele deixado por Marta e Maria, momento no qual Jesus Cristo disse que Maria escolheu a coisa mais valiosa, que era estar ouvindo a mensagem do Mestre.
O segundo princípio a ser aplicado é o “princípio de dever”. Neste caso, devemos aprender a agir sem nunca negligenciar os nossos deveres. Isto é, não podemos permitir que nossos deveres legítimos sejam deixados de lado, em favor de nosso simples prazer.
De preferência, deveríamos sentir prazer em nossos diversos deveres, mas quando isso não é possível, é necessário que nos disponhamos, com muita seriedade, a realizar aquilo que temos de realizar. Para este princípio temos o exemplo do próprio Cristo, que mesmo pedindo ao Pai que afastasse o cálice da morte dele, preferiu cumprir o seu dever, que era seguir a vontade do Pai.
Por fim (e o mais importante), podemos listar o “princípio de propósito”. Nossas ações devem seguir objetivos elevados. O mais elevado objetivo da existência do homem é agir sempre para a glória de Deus. Portanto, neste princípio, declaramos que nossas ações devem sempre visar o prazer de Deus, como disse o apóstolo: “...fazei tudo para a glória de Deus”.
A única forma de alcançarmos esse agir com sabedoria é aplicarmos esses princípios diariamente em nossas vidas. Como? Aproximando-nos da Escritura! Ela nos ajudará a fazer o mais perfeito juízo de valor, conhecer o nosso dever e aquilo que dá prazer a Deus.
Um súdito de Jesus deve perseguir esse caminho como se fosse o ar que respira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!