Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
“Não nos ardia o coração,quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras (Lucas 24.32)?” Antes deste ardor transformador da Palavra de Deus em seu coração, os dois discípulos que caminharam com Jesus após a sua ressurreição, experimentaram a decepção, tristeza e desesperança.
Mas qual era a causa central destes sentimentos tão negativos? Afinal, não eram discípulos de Jesus que haviam aprendido com o Mestre que deveriam ter bom ânimo? Que o coração não precisava se atemorizar, bastava crer em Deus e crer em Jesus?
A incredulidade faz com que o pecador não retenha a palavra de Deus por muito tempo em seu coração e se inflame na direção contrária, levando sua vida para longe de Deus. Vejamos uma história bíblica sobre a incredulidade - 2 Reis, capítulo 7.
Havia fome na cidade de Samaria, pois os exércitos Siros cercaram a cidade e impediam que qualquer pessoa entrasse ou saísse. Elizeu, o profeta, mandou dizer ao Rei, que Deus daria comida no outro dia. O Rei entretanto, duvidou dizendo: “ainda que Deus abra janelas no céu, acaso isso sucederá?”.
Quatro samaritanos leprosos, que viviam na porta da cidade, resolveram que iriam encarar os Siros e pedir-lhes comida. Entretanto, quando chegaram ao arraial inimigo, eis que eles haviam abandonado tudo e fugido. Os leprosos se fartaram e voltaram à cidade para anunciar aos Samaritanos o milagre de Deus. Mas, o rei, quando soube da notícia disse que se tratava de uma estratégia do inimigo, uma emboscada e não creu.
A incredulidade na Bíblia é a obstinada recusa em crer na Palavra de Deus. No caso da história, o Rei não creu na palavra de Deus, dada por meio do Profeta. Os argumentos do rei são bem racionais, parecem profundamente equilibrados na realidade de uma guerra, afinal, todo cuidado é pouco.
A incredulidade procura nos fazer viver por uma segurança baseada em nossas possibilidades, fazendo-nos distantes das possibilidades de Deus. Não obstante, a própria Palavra de Deus nos diz que a incredulidade do nosso coração pode ser vencida.
Esse é o trabalho que o Espírito Santo faz, quando nos dá “Fé”. Ele vence a nossa incredulidade e revoluciona a nossa vida. A sua parte agora é: crer na Palavra de Deus e nela descansar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!