quinta-feira, 1 de março de 2012

O Valor de Cristo

Apóstolo Paulo de Rembrant

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno
Mas, o que para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo (Apóstolo Paulo) 
Por vivermos em uma sociedade de consumo estamos acostumados a avaliar as coisas pelo seu preço. Entretanto, sabemos que não conseguimos atribuir valor a tudo na vida, por exemplo, qual o preço de um filho? Certamente, há muitas coisas assim, cujo valor não pode ser medido monetariamente. Para estas coisas a valorização faz parte dos critérios do amor e da percepção que temos de  valores subjetivos da alma humana.
Meditando sobre a Cruz de Cristo, parei para pensar sobre as trinta moedas de prata oferecidas a Judas para denunciar Jesus e lhe trair. Ainda que Judas não acreditasse em Jesus como o Messias, ou ainda que estivesse passando por alguma privação pessoal, seria esse um motivo suficiente para vender a vida do amigo? Que duras devem ter sido aquelas palavras: “Amigo, para que vieste? - Judas, com um beijo trais o Filho do Homem (Mt.26.50 - Lc 22.48)?”
O coração de Judas estava vazio do que Cristo representava para ele, isto é, do valor de Cristo para a sua vida. Portanto, as trinta moedas apontavam não um valor, mas bem pior, elas apontavam para a falta de valor em sua alma e a ausência de perspectivas sobre quem era Jesus Cristo. 
Por mais que pareça absurdo, às vezes, em muitos outros casos e para muitas outras pessoas, Cristo vale bem menos! Afinal, Ele pode ser trocado por coisas bem menos importantes e significativas. E isso não tem a ver com o valor dele para as pessoas, mas a uma impensada ausência deste valor. Acredito que isso não é feito apenas como fruto do repúdio, mas o desprezo pela importância de Jesus. Para mim, podemos atribuir isso à um fraco discernimento de quem é Cristo. Mas como saber se estamos adequadamente valorizando Jesus?
Como disse, certos valores não podem ser medidos monetariamente. Contudo, é possível verificá-los pelo que estamos dispostos a perder para tê-los. Conheço um pai, com um dos melhores empregos de sua cidade e que está disposto a deixar tudo, porque sua filha está doente. Ele prevê a mudança para um grande centro, porque a saúde de sua filha é mais importante que o dinheiro que ganha em seu bom emprego. Dinheiro, fama, poder, tudo isso pode ficar pequeno, dependendo do que estamos precisando obter.
No caso de Cristo Jesus e o quanto vale para nós, só podemos discernir algo sobre o seu valor, quando descobrirmos o que e o quanto estamos dispostos a perder para tê-lo. O problema não é dinheiro, fama etc, mas o quanto estamos dispostos a perder de nós mesmos para sermos somente dEle. Isso me faz sentir como se estivesse em uma encruzilhada com um decisão difícil pela frente. 
Mas, enquanto reflito sobre estas coisas e a minha vida, eu também penso em algo diferente sobre Cristo. Relembro que Ele deixou a sua glória para me ter! As minhas encruzilhadas sobre mim e ele, são pequenas quando comparadas às dele e isso me faz aprender um pouco mais sobre o que é valorizar a Cristo e sobre o que eu também estou disposto a deixar para tê-lo! 
Ao final das contas, descubro que o discernimento do amor dele por mim me faz amá-lo! Pois, quando em minha mente sou tomado pela consciência do quanto Ele me amou, também sou instigado a amá-lo e, portanto, essa é a relação direta que me mostra o quanto Cristo é valioso para mim.  

2 comentários:

  1. Isso me faz pensar em quantas vezes deixei de ter Cristo como prioridade ou de certa forma não vermos algumas coisas como cristo ,sua obra por exemplo ,me fez pensar se o meu esforço coresponde com o valor que tenho que dar a cristo .
    percebo que preciso mudar , e também percebo o quanto ele me ama por me esclarecer o quanto preciso e devo buscar sua palavra pra mundar e valorizar oq realmente tem valor

    ResponderExcluir
  2. Caminhamos juntos nessa estrada Patrícia! Também estou, a duras penas, aprendendo o Valor de Cristo.

    ResponderExcluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!