sexta-feira, 16 de março de 2012

A Força da Palavra de Jesus


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno
Certa feita, no Mar da Galiléia, quando todos os discípulos, em um barco, enfrentavam uma grande tempestade, com rajadas de ventos e o mar revoltoso, Jesus levantou-se do seu tranquilo sono e bradou: Vento acalma-te! Repreendendo assim os ventos, Jesus trouxe o Mar de volta à paz e os discípulos, impressionados, perguntavam-se: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Você pode pensar que este fato, relatado pelos evangelistas, é o grande sinal do poder da Palavra de Jesus. Mas existe algo que a Palavra dEle pode fazer e que é muito mais retumbante que fazer acalmar uma enorme tempestade.
Depois de ter andado por aproximadamente três anos com seus discípulos, Jesus se reuniu com eles às vésperas da Páscoa dos judeus e lhes falou sobre a sua prisão e morte. Os discípulos muito discutiram com Jesus sobre isso, houve protesto de Pedro, incredulidade de Filipe e outros, mas continuaram a ouvir Jesus em suas últimas orientações antes daquele inevitável momento.
O assunto de Jesus tinha dois claros objetivos: consolar seus discípulos e orientá-los sobre como seguir sem sua presença física entre eles. Para isso, três principais pontos devem ser destacados: a promessa do envio do Espírito Santo, a necessidade dos discípulos amarem uns aos outros e a exaltação da Palavra de Jesus como regra de vida para os que o seguem.
Disse Jesus: “vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando” (João 15.14). Jesus não falava de si mesmo, mas sua Palavra era a própria Palavra de Deus, o Pai. Por isso, o Filho tem autoridade no que diz e sua Palavra tem poder. Neste caso, o maior poder que a Palavra de Cristo tem é de nos fazer “amigos de Deus”.
A Palavra de Deus nos conduz à luz (Jo 12. 44 a 46), nos livra do juízo quando a seguimos, porque sem guardá-la estamos irremediavelmente condenados (Jo 12.47 e 48) e é essa palavra que nos santifica para a vida eterna (Jo 12.49 e 50). Em resumo, a Palavra de Cristo é poderosa não apenas por ser capaz de acalmar a tempestade ou de trazer um Lázaro de volta à vida, após quatro dias, mas porque ela é capaz de mudar a nossa existência por toda a eternidade, porque a Palavra de Jesus ou a Palavra de Deus nos conduz à Cruz. Essa sempre foi a mensagem pregada por Cristo, com suas palavras e vida.
O cristão não é somente aquele que aderiu ao cristianismo como sua religião. O cristão é alguém que está comprometido com a Palavra de Cristo e dela retira o necessário para ter vida em abundância. Primordialmente, a Palavra de Cristo é a que fortalece a sua ligação com o próprio Cristo Crucificado. E essa é a grande força desta Palavra, a de nos fazer amigos de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!