quarta-feira, 7 de março de 2012

Segundo o Propósito do Amor - Assim Viveu Nosso Rei!


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Rick Warren ficou famoso com a publicação do livro “Uma Vida Com Propósito”. Infelizmente, este livro foi tomado como um amuleto espiritual que, bastando uma leitura contínua e a prática por 40 dias de meditação nos textos de Warren seriam suficientes para alcançar novos níveis de vivência espiritual. Não conheço Warren, mas sei que a visão que muitos têm de sua obra é bastante concentrada em viver com propósito para alcançar o êxito pessoal. 
Uma vida com Deus não se constrói com amuletos e muletas. Precisamos de uma renovação da nossa mente, que implica em uma mudança séria nas estruturas de valores com que vemos tudo ao nosso redor.
Caminhando na direção da Cruz, Jesus Cristo nos deixou uma lição que precisamos considerar nesse momento. Disse o Mestre: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto” (João 12.24). Com essas palavras, Jesus descreveu o modo como concebia sua missão salvadora e nos deixou a grande lição sobre o que é viver segundo o propósito da Cruz.
Não adianta apenas estar engajado em uma causa (cair na terra), é preciso morrer para que a sua causa frutifique. A maior necessidade é viver na perspectiva de quem se esvazia de si mesmo, para beneficiar outros.
Jesus Cristo viveu este padrão de forma perfeita. Desde a sua encarnação buscou o esvaziamento de si mesmo. Ele não pensou em si mesmo, mas era movido pela proposta de uma vida que tinha o outro como alvo. Foi por esta firme decisão de viver e morrer por nós, que Cristo teve forças para dizer sim à Cruz.
Agora, Ele nos conclama a servi-lo! Isso implica em que também nós devemos nos lançar à terra e morrer para frutificar. Em outras palavras: precisamos descobrir a magnificência de não vivermos para a própria glória, mas para glorificar a Deus, levando outros a glorificá-lo.
A Cruz é um chamado à morte, isto é, ao esvaziamento das absurdas pretensões de nos tornarmos o centro do universo. Ela nos conclama à humilde condição de servos comprados para fazerem a vontade do seu Senhor.
A vontade de Deus é que estejamos prontos para estender a mão ao necessitado, apontar o caminho ao perdido, dar uma capa a quem tem frio e comida ao faminto. Esse é o propósito da Cruz: Uma vida de amor a Deus, no amor ao outro. Foi assim que viveu nosso Rei!

Um comentário:

  1. EU QUERO FAZER A VONTADE DO PAI, IR E PREGAR O EVANGELHO E FAZER A DIFERENÇA POR ONDE EU PASSAR,E LEVAR A PALAVRA AOS SEDENTOS E FAMINTOS .

    ResponderExcluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!