sexta-feira, 8 de março de 2013

A Maior e Mais Justa Recompensa


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno


Imagem colhida no BLOG: PROFETAS DE DEUS
“Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” (Ap 22.12). Este verso bíblico, como tantos outros, apresenta o tema da recompensa final.
Cristãos reformados, que creem que a salvação se dá pela graça e não por obras, têm muito cuidado para lidar com textos que parecem afirmar o valor das obras.
No entendimento reformado, as obras são muito importantes, embora não possamos confiar que elas nos salvem. Elas são recursos deixados por Deus para que cumpramos com o nosso propósito existencial pessoal. São ferramentas e meios pelos quais realizamos a vontade de Deus.
Mas, uma pergunta permanece sobre este ensino: podemos ter em mente a recompensa, o galardão, enquanto desenvolvemos as obras que Deus preparou para nós?
No livro do Apocalipse, a exemplo do texto acima, poderemos ler o seguinte: “Bem aventurados os mortos que, desde agora, (...), pois as suas obras os acompanham” (Ap.14.13). Textos que tratem da relevância das obras e do seu valor, quando da nossa entrada no reino eternal, não seriam um estímulo para a vida presente?
Eu acredito que sim, que devemos lembrar que Deus tem preparado para nós a justa recompensa. Pensar nisto poderá nos conduzir a viver para Cristo de maneira mais intensa. O problema é que muitos têm uma visão equivocada do que seja o galardão.
Para muitos, o galardão é uma espécie de prêmio que mostrará o quanto fomos melhores que os outros em algum aspecto da nossa fé. Para outros, as recompensas do Senhor são muito mais um fruto de mentes vaidosas e egocêntricas, pois se centram na concessão de privilégios que os outros não terão.
O próprio Deus é a maior recompensa do céu. Ser capacitado a servi-lo com alegria e consciência mais esclarecida é o grande presente que o Senhor nos dará. A eternidade se tornará cheia de um profundo e maravilhoso significado para nós, quando apreciarmos perfeitamente a possibilidade de que nossa vida o agrade.
Trabalhamos nesta vida para desfrutar do repouso eterno e o melhor repouso para a alma é satisfazer-se em servir a Deus. Assim como os anjos, espero a recompensa de servir ao Senhor, dia e noite! Trabalho para poder trabalhar mais!

2 comentários:

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!