sexta-feira, 1 de março de 2013

Amar é Fundamental Para Fazer Boas Escolhas


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

O amor está na raiz da percepção do “humano”. Ele, se manifesta de múltiplas formas, que vão desde o do sentimento erótico entre homem e mulher, até as mais diversas demonstrações de afetos e desejos por coisas corriqueiras, como o fruto de predileção palatável.
Amor, em um significado mais filosófico, é o responsável último por todas as ações humanas. É um afeto do coração, uma espécie de inclinação última para o desejo, a vontade, a racionalidade.
Baseado naquilo que o coração ama é que o homem decide, persegue, se inspira. O ser humano ama, até quando odeia. É esse afeto último do coração que o impulsiona a agir, sentir e pensar.
A capacidade de amar, distingue o homem e os anjos, dos restantes dos seres criados. A capacidade de amar é uma decorrência da racionalidade (não importando o grau de sua manifestação).
Quando Deus apresentou os motivos da sua escolha por salvar homens caídos, Ele pontuou que o fez por “amor”: “Por que Deus amou o mundo de tal maneira...” (João 3.16); “Ninguém tem maior amor do que este, ...dar a vida pelos seus amigos” (João 15.13); “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos ...mas porque o SENHOR vos amava...” (Deuteronômio 7.7 e 8). O amor moveu Deus até nós, o amor moveu também seu Filho Jesus Cristo. O amor nos moverá a Deus e a Jesus Cristo.
O Evangelho do Reino nos foi apresentado por Jesus Cristo. Quando o Mestre no-lo apresentou, nos mostrou o seu amor por nós, mas insistiu em que amássemos a Deus acima de todas as coisas. Sem um coração que ama a Deus, o Reino dos Céus não será uma escolha tão evidente.
Quando Jesus acrescentou que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos, Ele propôs a base mais profunda da ética do seu Reino e, mais uma vez afirmou, se o coração do homem não amar a Deus acima de tudo, viver segundo os princípios do Reino não será a escolha do homem.
Pense agora sobre suas escolhas na relação com Deus e o seu Reino. Em que você as têm baseado? Que tipo de amor você tem permitido sobressair-se no seu coração e se demonstrar em suas escolhas? Lembre-se que a obra de Deus é uma mudança na sua possibilidade de amá-lo. Se você crê nessa possibilidade, escolha bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!