sexta-feira, 25 de julho de 2014

Viver Pela Promessa

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

A história de Abraão é uma das mais significativas da Bíblia no que se refere à capacidade de crer na Promessa de Deus. Poucos seguiriam tão resolutamente na direção incerta de uma terra, da qual tudo o que se sabe é baseado em uma promessa: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança, e partiu sem saber aonde ia” (Hb 11.8).
O autor da carta aos Hebreus, tem em Abraão uma das figuras mais importantes para sua argumentação a respeito da fé (Hb 11.8-19). Mas, para este autor, o que se ressaltava em Abraão não era a sua capacidade de viver por um ideal e sim sua disposição para confiar em Deus (Hb 11.17-18). Mas, qual o fundamento desta fé tão eficaz que dispôs Abraão a viver tão consistentemente a esperança produzida por essa promessa?
O ponto central da carta aos Hebreus é que Deus agiu em favor dos homens através do sacerdócio vivo de Jesus Cristo, por meio de quem, nos livrou do poder da morte (Hb 2.14-15) e, desta maneira, nos oferece o descanso eterno como o resultado necessário e único para a vida daqueles que humildemente confiam na promessa.
Essa confiança em Deus se desenvolve em nosso coração para transformar a nossa maneira de viver e para que isso aconteça o parâmetro fundamental não está em nós, mas em Deus: “Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento” (Hb 6.17).
Deus jurou por si mesmo e a sua imutalibilidade era a garantia que ofereceu a Abraão todos os elementos que seu coração precisava para  a seguir resolutamente, tendo como esperança apenas o fato de que Deus não pode mudar.
A vida cristã é um grande desafio de fé. Deus não propõe respostas detalhadas sobre todas as questões da vida, mas Ele estipula o modo como devemos viver, diz que irá nos abençoar se vivermos segundo suas regras. Isso nos encarrega de andar seguros, perseverantes e esperançosos, pois o que fez a promessa é fiel (Hb 11.11).
Quais são os seus desafios de fé? De que forma Deus tem desafiado você essa confiança na sua imutabilidade? Você consegue realmente caminhar com essa esperança: vale a pena confiar na promessa de Deus?
As mais importantes respostas para a sua vida e que te manterão no caminho de fé não residem em você ou nas coisas a seu redor. Estas respostas estão em Deus e serão descobertas na medida em que sua fidelidade e amor a Deus se tornarem mais e mais intensos na sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!