sexta-feira, 6 de março de 2015

A Solução é Voltar Para Casa.

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Noticiários do Brasil dão conta de que uma lista, contendo nomes de vários políticos, foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal ensejando que sejam realizadas investigações de casos de corrupção, do famoso escândalo da Petrobrás. Em outro caso, tomamos conhecimento de um juiz, responsável por julgar os crimes do mais famoso empresário brasileiro das últimas décadas, Eike Batista.

Eike é investigado por crimes contra o sistema financeiro, cometidos quando percebeu que suas multi-empresas estraram em colapso, puxado pela quebra da sua petroleira OGX. O juiz, responsável por julgar este caso, após determinação de apreensão de bens de Eike, foi flagrado usufruindo dos seus bens, ao ser visto dando uma “voltinha” em um carro Porsche de propriedade do investigado.

Políticos, juízes, policiais, líderes religiosos, compradores de CDs, DVDs ou programas de computadores pirateados, propinas, gatos elétricos, manipulação de planilhas de imposto de renda etc.. Estes são exemplos que conhecemos muito bem e que estão presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Mas o que fazer? Será que somos uma sociedade “endemicamente” (natural de um povo) corrupta?

Talvez, nossos avôs e avós diriam: estes moços não tiveram educação? Creio que este é um ponto muito importante para a nossa reflexão. O que estamos perdendo são os valores básicos que poderiam nos oferecer resultados melhores. Por isso é que eu digo que  “a solução é voltar para casa”. Como na parábola da dracma perdida, eu diria que nossos valores se perderam dentro de nossas casas e é lá que iremos reencontrá-los.

Dizem que o problema da criminalidade será resolvido por uma escola melhor. Mas não existe escola melhor se não houver famílias melhores. Crime, corrupção, falhas morais são males que prescindem de lares construtores de valores.

Noutra parábola, a do rico e Lázaro, Jesus discute sobre os valores que nortearam a vida do rico e de sua família. O Mestre afirma que a solução para a reestruturação dos valores de sua família é: “Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos” (Lucas 16.29). O rico retrucou, mas Jesus lhe disse duramente que nada mais poderia lhes mudar o coração. Precisamos reativar o poder dos bons lares cristãos, construídos sobre a Rocha, calcados e alicerçados nos valores eternos do Reino. As casas cristãs são importantes para a restauração da sociedade brasileira, precisamos lembrar disto.




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!