sexta-feira, 27 de março de 2015

As Razões de Um Choro - Mensagem Pastoral do Domingo de Ramos 2015

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
Chorar é uma das reações mais impressionantes da psique humana. Choramos quando estamos tristes e também quando estamos alegres; como desabafo ou pedido de socorro; por questões pessoais e por causa de outras pessoas. Enfim, o choro é uma reação complexa e há vários motivos pelos quais somos levados a chorar.
“Quando ia chegando, vendo a cidade chorou” (Lucas 19.41) - neste registro bíblico, tomamos ciência de que Jesus chorou ao  aproximar-se de Jerusalém, para aquela que seria a mais marcante de todas as semanas de sua vida humana, a semana da crucificação. Por que Jesus chorou? Que sentimentos se aprofundaram na alma de Jesus que levaram-no ao pranto por causa de Jerusalém?
O texto nos oferece uma possível resposta: “te arrazarão e aos teus filhos dentro de ti... Porque não reconheceste a oportunidade  da tua visitação” (Lucas 19.44). O choro de Jesus tinha como motivação: o  fracasso da fé do seu povo e os seus decorrentes sofrimentos. 
Toda a história da salvação está ligada à tristeza do coração de Deus, porque nós o rejeitamos e deixamos o seu caminho (Gn 6.5-6). Por isso, da mesma forma, Jesus chora diante da poderosa incredulidade do ser humano. Na esteira do mesmo sentimento, o salmista também chora  copiosamente pela falta de amor ao caminho de Deus e à sua Lei: “Torrentes de água nascem dos meus olhos porque os homens não guardam a tua lei” (Salmo 119.136). E quanto a você, o que lhe faz chorar? Seria capaz de chorar porque o povo de Deus está sendo consumido pela incredulidade?
Os textos bíblicos estão repletos de ensinos sobre os resultados desastrosos do pecado e a triste condição daqueles que vivem segundo a obstinação de seu coração rebelde. Contudo, muitas vezes, a atitude daqueles que são chamados para a vida com Cristo não parece refletir esse entendimento.
Jesus não chorou por causa dos infortúnios que o esperavam em Jerusalém. Ele pranteou em favor da vida do seu povo. Pois a morte se fazia presente ali, mas sua Cruz era a porta da vida que seria aberta em Jerusalém. A Cruz de Cristo nos leva ao choro. Mas diante dela, não pensemos apenas nos infortúnios de nosso Mestre, mas no amplo alcance da vida que ele nos deu, em sua chorosa cruz.
Nesta semana da crucificação, deve haver espaço para o choro daqueles que veem, na salvação dos perdidos, uma razão para viver.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!