sexta-feira, 20 de março de 2015

Com Foco na Vida

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Dias atrás, li no Facebook a mensagem de uma jovem que dizia: “o importante é viver, estou focada na minha vida”. Eu a conheci, quando sua vida estava ligada à fé em Cristo Jesus, mas, depois de algum tempo, tornou-se mais inclinada a buscar sua auto realização, desenvolvendo-se no trabalho e no envolvimento com a sociedade humana em geral.
Não sejamos hipócritas, todos nós, em uma certa medida e cada um na sua, também temos expectativas de auto realização neste mundo. Desejamos ter melhores condições de vida material, ser respeitados na sociedade, reconhecidos de forma positiva entre as pessoas do nosso círculo de relacionamentos etc.  Tudo isso reflete o impulso natural de manter o foco na própria vida.
Jesus Cristo também manteve o foco na vida. A diferença significativa entre Ele e nós é que Ele focava não na “própria vida”, mas na “nossa”. Certa feita, passando por Samaria, os samaritanos se recusaram a lhe oferecer pousada, porque viram, em seu semblante, que estava decidido ir à Jerusalém (Lc 9.51-53). 
Pelo modo como Lucas relata esse episódio, inserindo a nota explicativa “ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu”, podemos inferir que, para o evangelista, toda a caminhada de Jesus tinha como objetivo completar sua missão de nos salvar, pela morte da cruz em Jerusalém. 
Algumas das ênfases do Evangelho de Lucas recaem sobre o fato de que os homens, até mesmo os cristãos, perdem o discernimento de que a vida deve ser medida de uma maneira mais elevada do que apenas a temporalidade ou a materialidade da presente existência: “...porque a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui” (Lc 12.15b). Por isso, Jesus insistia em que o seu discípulo deveria ter uma visão correta sobre vida e fazer escolhas superiores: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lc 14.33).

Nestes dias que antecedem a Páscoa, ou a Cruz de Cristo, somos chamados a falar com Deus sobre a nossa própria vida. Ninguém pode passar e olhar para Cruz com segurança eterna, se não tiver realmente foco na verdadeira vida, que implica em aprender a morrer para viver (Lc 17.33). Quem não consegue sentir prazer em morrer para si mesmo e receber a vida de Cristo, vive  pequeno, projeta para si mesmo uma curta alegria e não tem foco na vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!