sábado, 11 de abril de 2015

Mente Ressurreta Igual à Vida Ressurreta

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

A presente era da História da Redenção é a “era da ressurreição”. Afinal, depois da ressurreição de Jesus, a ressurreição de todos os filhos de Deus passou a ser uma certeza vindoura, mas também presente. Paulo lidou com esta dupla realidade da vida ressurreta.
O apóstolo trabalhou com a questão da certeza de que no “último dia” desta era ocorrerá a ressurreição dos filhos de Deus, baseando sua afirmação na própria ressurreição de Jesus Cristo: “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Cor. 15.22-23). 
Paulo, também baseado na ressurreição de Cristo, exortou os crentes a manterem um comportamento diário correspondente com essa condição de quem morre e ressurge com Cristo. Ou seja, afirmou que a ressurreição não se trata apenas de um evento futuro, mas de uma necessidade da vida presente: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos da iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça” (Rm. 6.12-13). 
Essa visão de vida ressurreta perpassa todo o Novo Testamento, que conclama a Igreja para um comprometimento contínuo com esse novo padrão  espiritual.  Deus deseja que desenvolvamos uma “mentalidade ressurreta”, que consiste em orientar o nosso viver por padrões elevados, segundo as Escrituras. 
Os versos de Romanos citados apontam a importância de mudarmos o princípio orientador da nossa vida e abandonarmos o modelo comandado por paixões próprias do pecado. Eles também indicam a atitude de “oferecimento da nossa vida a Deus”, implicando em uma disposição mental de entrega e negação de si mesmo. Por fim, o resultado disto é a justiça, ou o viver reto, como o alvo diário para cada um de nós.
Desenvolva um modo de pensar que rejeite o  pecado como estrada, que escolha o viver para Deus e a busca da justiça como alvo diário. Isso lhe dará uma vida ressurreta! Não existe maneira melhor para quem aguarda a ressurreição do último dia. Podemos, inclusive, dizer que a vida diária ressurreta é uma antecipação da vida ressurreta do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!