sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Ascensão de Cristo e a Missão da Igreja

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

A ascensão de Cristo tem implicações que vão além da cena espetacular do Monte das Oliveiras. Trata-se de um dos mais importantes acontecimentos redentivos da história. Todo aquele período histórico, do nascimento, morte e ressurreição do Senhor,  culmina com a ascensão do Senhor para assentar-se à destra de Deus (At 2.32-33), assumir toda autoridade (Mt 28.18) e governar as nações com cetro de ferro (Ap 12.5).
A mensagem bíblica ligada à ascensão de Cristo estabelece uma profunda interligação entre a subida do Senhor ao céu e a vida da Igreja na terra. Dentre os tantos elementos desta ligação entre o Reino e a igreja, precisamos destacar dois: o desenvolvimento da missão da Igreja e a esperança do retorno do próprio Cristo.
Os Evangelhos, tanto quanto o livro de Atos, inserem o envio e responsabilização da igreja como agência anunciadora do Evangelho no contexto da sua ascensão: “De fato, Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais (Mc 16.19-20).
A percepção clara e concreta de que agora eram embaixadores do Reino Glorioso de Cristo neste mundo deu aos apóstolos e a toda a igreja cristã a força e a coragem necessária para se tornarem transformadores do mundo (At 17.6). Nada os deteve porque sabiam que sua mensagem era verdadeira e necessária: “(...) e nos mandou pregar ao povo e testificar que é quem foi constituído por Deus e Juiz de vivos e mortos” (At 10.42).
A missão da igreja se desenvolvia corajosamente em meio ao ódio do mundo pela igreja (Jo 17.14), mas a igreja se mantinha firme, porque cria que todo este esforço teria recompensa quando Cristo voltasse para instalar visivelmente o seu reinado eterno (Jo 16.33; Ap 22.12). A nossa esperança reside no fato de que o Cristo Vivo e Verdadeiro voltará e completará definitivamente a obra do seu Reino: “(...)Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (At 1.11).
Ser igreja de Cristo neste mundo exige coragem para vencer todos os que se opõem, mas ela acontece sob o maravilhoso olhar de um Rei atento, disposto a cuidar dos seus súditos. A ascensão e entronização de Cristo é a garantia desta esperança bendita e diária, mas que também aponta para um momento futuro e final do qual revelará o poder de Cristo e glória de Sua Igreja.

Cristo assentado no Trono de Sua Glória é o fato da vida que mais poderá fazê-lo seguir adiante. Isso deve motivá-lo a enfrentar todas as coisas do  seu dia a dia com esperança e fé. Portanto, não se deixe esmorecer, quando as coisas não funcionarem do jeito que você espera, mas olhe para o alto e deixe seu coração ser inundado da certeza da vida que flui do Trono da Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!