sábado, 6 de agosto de 2016

Presbiterianismo Transformador - Culto e Pregação

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
O presbiterianismo veio para o Brasil em 1859, por meio do trabalho missionário de Ashbel Green Simonton. Não demorou muito para se tornar uma força transformadora da cultura em nosso país.
Imagem da Primeira Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro
Ainda no processo de envio ao Brasil, Simonton recebeu a seguinte instrução da sua Junta de Missões: “Seus primeiros objetivos serão: ...verificar os meios de atingir com sucesso a mente dos naturais da terra” (RIBEIRO, 1981, pág.53). Foi com isso em mente que o jovem de 26 anos desembarcou na Baía de Guanabra, diante de uma das mais maravilhosas vistas naturais que contemplara até então. E não demorou muito para que descobrisse como executar esta missão.
Em menos de 4 anos de missão no Brasil, Simonton já contava notícias da congregação presbiteriana da Cidade do Rio de Janeiro, informando o crescente número de assistências aos cultos: “Nosso local de reuniões é muito apertado; todos da missão estamos convencidos de que precisamos de uma capela ou templo... É preciso acomodar o número sempre crescente de pessoas que vêm ouvir a pregação. Já nos mudamos uma vez, e logo teremos de nos mudar novamente” (RIBEIRO, pág.58).
Simonton insistia na construção de um templo, não somente porque precisava de espaço, mas porque avaliara que o brasileiro era muito desconfiado e muitas histórias afastavam as pessoas da igreja, tais como: “Diz-se que nos reunimos privadamente porque praticamos ritos horrendos e a maioria em mais medo que curiosidade” (RIBEIRO, pág.59). Tal desconfiança, segundo Simonton, limitava e prejudicava a influência da pregação presbiteriana sobre as pessoas.
A Missão enviou um outro pastor para avaliar a questão, o Rev. Emanuel N. Pires, o qual se encantou com a realidade presbiteriana no Brasil e relatou: “O Rev. Simonton tem razão: descobriu como atingir a mente dos brasileiros no culto e na pregação. Mas agora, ou se constrói um templo para 800 ou 1000 pessoa, ou talvez se perca a oportunidade” (RIBEIRO, pág.61).
O culto e a pregação foram as principais armas presbiterianas para atingir a mente dos brasileiros. Foi desta forma que o presbiterianismo, tão rapidamente, nos primórdios de sua trajetória no Brasil, revelou o seu poder transformador (Todas as citações foram extraídas de: RIBEIRO, Boanerges; Protestantismo e Cultura Brasileira - Casa Editora Presbiteriana, 1981 - São Paulo,SP).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!