sábado, 17 de fevereiro de 2018

A Estação da Cruz

Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Quem assistiu os filmes de J.K. Howling, a série “Harry Potter”, está bem lembrado da “King’s Cross Station” (Estação Cruz do Rei) que, quase sempre, no início do filme era o cenário de partida de todos os alunos que se dirigiam à Escola de Magia de Hogwarts. Mas se você não assistiu o filme, também consegue compreender a importância do nome desta fictícia estação: Cruz do Rei.
"A Sombra da Morte" - Willian Holmes Hunt 
Um dos mais famosos quadros do movimento pré-rafaelita é do britânico Willian Holmes Hunt que se chama: “A Sombra da Morte”. Nele, o pintor retrata a carpintaria onde Jesus Cristo trabalhava com José, seu pai (Mc 6.3; Jo 6.42). A cena apresenta Jesus no centro do quadro, voltado para a luz, tendo sua sombra refletida na parede de fundo da carpintaria que, somada à paisagem do lugar das ferramentas, criava a figura da crucificação.
Eu acredito que este quadro retrata exatamente o que foi a vida de Cristo, isto é, um viver em direção à Cruz. Da mesma forma, creio que a “Estação da Cruz do Rei” também seja uma maneira correta de lembra  que, no caminho da coroação e da glória, Jesus teria de passar pela estação da Cruz.
Ao iniciar o seu Evangelho, Marcos nos diz que escreve para relatar a respeito de Jesus Cristo, o Filho de Deus. A certa altura da sua história, Jesus começou a ensinar que “era necessário passar pela Cruz” (Mc 8.31). Um detalhe importante do modo como Marcos apresentou este ponto da vida de Jesus é fato de que ele nos diz Jesus “ensinou sobre a necessidade da cruz” e não só anunciou um fato inevitável.
Certamente, a Cruz era uma passagem obrigatória para que Cristo Jesus completasse a sua obra e alcançasse a glorificação (Jo 17.1-3). Ele, entretanto, não somente nos chama a conhecer esta história e trajetória, mas nos convoca a fazer parte dela, carregando nós mesmos as marcas da sua cruz, afinal ela é a nossa glória (Gl 6.14-17).
Maturidade de fé implica no desenvolvimento de uma percepção daquilo que realmente vale a pena, do que enfim é o ponto importante da nossa existência, ou seja, aprender que  grande valor de tudo o que vivemos e desfrutamos na vida está no quanto tudo pode nos levar a uma relação pessoal e profunda com Deus.

Cena do Filme - Harry Potter e a Pedra Filosofal
Jesus, tendo em mente essa necessidade, ensinou aos seus discípulos o quanto era necessário que ele fosse levado à cruz. Mas, logo em seguida, apontou aos próprios discípulos o quanto é necessários que eles carreguem a sua própria cruz: “...a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34). Sem dúvida, a cruz é uma estação necessária para que sejamos aperfeiçoados e preparados para uma vida plena com Deus. Não existe atalhos para quem deseja servir ao Rei. A Cruz do Rei é o nosso ponto de partida e nossa garantia de chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!