sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Preparando o Sal no Fogo


Diante de mim, tenho uma passagem muito curiosa e desafiadora: “Porque cada um será salgado com fogo” (Mc 9.49). Nela, Deus anuncia a necessidade que temos de preparar a nossa vida para fazer a diferença.

Após a declaração de Pedro (Mc 8.29) e o ensino sobre o fato de que a Cruz é o caminho de Cristo e dos discípulos (Mc 8.34-35), Jesus começou a mostrar aos discípulos a necessidade de atuarem neste mundo caído e de apresentarem o Reino glorioso de Cristo, segundo regras de Deus e não dos homens (Mc 9.35). Por isso, ele os exortou a cuidarem do seu testemunho diante das pessoas: “E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível” (Mc 9.43). 

Sereis salgados com fogo - Logo ao fazer suas declarações sobre o sal, Jesus propõe a necessidade dos discípulos serem preparados para exercer o seu papel de testemunho do reino neste mundo. Primeiro, Ele diz que seremos tornados em "sal" por meio de uma forte ação purificadora, produzida por Deus. O sal foi usado por Cristo como elemento ilustrador da diferença com que haveremos de marcar o mundo. Já são conhecidas as virtudes do sal na preservação e na dotação de sabor, usando desta analogia, somos chamados para viver deixar clara esta diferença qualitativa. Para exercermos essa diferença com qualidade, precisamos que Deus promova a nossa transformação e Ele o faz por meio do fogo, que é o elemento mais comum nas Escrituras para a purificação, lapidação e limpeza dos metais.

Precisamos redescobrir que a verdadeira direção que Deus dará à nossa vida é a direção da Cruz, e isto implica em fazer perecer em nosso caráter as coisas próprias do pecado. Somente quando aprendermos a morrer para as velhas inclinações da carne é que poderemos nos tornar no sal de Deus para este mundo. 

Cada um será salgado com fogo - Um detalhe deste verso que não mencionamos é que este tipo de purificação poderosa de Deus não será a realidade uns poucos iluminados e escolhidos, mas, de todos os discípulos, pois todos passarão por estas provas. Incialmente, Jesus estava falando somente com os dos, porém, logo a história da Igreja provaria que esta era uma realidade para toda a Igreja: "Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo" (1Pe 4.12-13).

Certamente, se desejamos uma vida verdadeiramente piedosa e salgada para fazer diferença neste mundo, temos de nos preparar para as profundas lapidações do nosso caráter (1Tm 3.12). Na vida com Deus, não há espaço para manter partes não santificadas em nós, ao contrário, precisamos revelar o verdadeiro e perfeito sabor de Cristo, sem misturas do pecado. Peça a Deus para mudar a sua vida e não se inquiete quando Ele acender o fogo e te purificar, mas renda-lhe louvor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!