segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O Canto da Justiça

Conjunto Instrumental "Eurípedes Rodrigues de Carvalho"
da Igreja Presbiteriana  Vila Formosa
A música é uma das mais poderosas ferramentas pedagógicas da humanidade. Calvino a considerava um valioso instrumento do culto a Deus:  E na verdade, conhecemos por experiência que o canto possui grande força e poder de comover e inflamar o coração dos homens a invocar e louvar a Deus com zêlo”(Pensamento Social e Econômico de Calvino -  André Bieler, 1990, pág.577).
Os Salmos formam um precioso hinário do Antigo Testamento e eram usados para ensinar, exortar e conduzir o povo de Deus no amor e temor do Senhor. Podemos dizer que um dos temas centrais dos salmos é "a justiça do povo de Deus". Não sem razão, o Salmo 1, anuncia que “O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”(Sl 1.6).
A justiça do Reino é cantada em muitos dos salmos e esta justiça é decorrente da própria natureza de Deus. Os justos prezam pelo caminho da justiça, por isso, os salmos celebram a justiça: “A minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo dia”(Sl 35.28).
Meus irmãos, a música cristã não tem como finalidade distrair, entreter e alegrar os homens, mas ensinar e fazer aprofundar em nossa alma a justiça do Reino: “Eu também te louvo com a lira, celebro a tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei salmos na harpa (...) Igualmente a minha língua celebrará a tua justiça todo o dia”(Sl 71.22-24).
A música na igreja é mais que um “embelezamento” da liturgia. Antes, ela deve ser usada com o propósito de levar o povo de Deus à justiça da Lei do Senhor. Por isso, devemos executar nossa música com arte e com temor a Deus. A música da igreja deve cantar a verdade da Palavra e ser usada com muito temor. 
Cantar a Justiça do Reino e ensinar o caminho da retidão aos justos é um trabalho pedagógico ao qual a música cristã deve se prestar. Para tanto, o que precisamos investir nesta área é que homens e mulheres que amem e pratiquem a justiça, conforme as Escrituras ensinam, estejam à frente e sejam nossos líderes, compositores, interpretes etc. Músicos devem se especializar na arte musical, mas músicos da Igreja, devem antes, trilhar o caminho da justiça.

(Publicação em comemoração ao 20º aniversário do Conjunto Instrumental Euripedes Rodrigues de Carvalho da IP Vila Formosa).

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!