domingo, 17 de janeiro de 2021

A Expectativa da Redenção


A Bíblia é o livro da Redenção. Podemos dizer que ela nos revela o processo dinâmico da Criação-Queda-Redenção. Em outras palavras, Deus, na sua Palavra, conduz a nossa mente a perceber o que de fato é a realidade que nos cerca e como devemos nos relacionar com os fatos desta realidade de um modo positivo e teocentrado.

A Bíblia nos foi dada para revelar como Deus criou o mundo perfeito e como o homem se desconectou deste Criador, pela ambição de querer viver no mundo de Deus de uma forma autônoma.

Também a Bíblia nos diz como o amor de Deus pelo mundo se manifestou no desejo divino de revelar a sua graça de forma experiencial ao homem, redimindo-o deste cativeiro do pecado e trazendo-o, por meio da justiça eterna, de volta à comunhão plena com a realidade, que é mediadora da presença divina para a mente humana.

A “Obra da Redenção” é o foco primário da Sagrada Escritura! Essa Redenção de todas as coisas ocorre por meio da obra salvadora do Redentor, que é Cristo, o Filho Encarnado. Por isso, também podemos dizer que Cristo é o centro da Revelação, porque nEle, todas coisas retomam seu verdadeiro significado e sentido.

Considerando, portanto, essa essência redencional da Bíblia, precisamos que nossos pensamentos sobre a vida e os fatos que nos cercam, sejam tomados em nossa mente como aspectos da obra de redenção que está sendo proporcionada para cada um de nós e todos nós simultaneamente, pela ação divina no mundo.

Certa expectativa dessa redenção deve sempre fazer parte de nossos anseios e participação neste mundo. Devemos perceber e trabalhar no mesmo fluxo desta redenção, levando cada pensamento e momento existêncial à submissão ao desejo redentivo de Deus. Também devemos nos posicionar como agentes redentivos e cooperadores desta obra, por meio de nossas ações concretas como cooperadores de Deus.

Deixar de desejar ou trabalhar pela Redenção de todas as coisas é errar profundamente o propósito da existência cristã. O cristão não pode assim se chamar se sua vida não adentra esse universo proposicional de servir para a libertação dos homens nas suas diversas esferas de cativeiro: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e proclamar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18-19).

Ana, a profetisa octagenária, descrita por Lucas como mulher fiel e consagrada, ao ver Jesus no templo falava a respeito deste menino a todos os que “esperavam a redenção”. Deus tem prazer em revelar aos seus filhos amados os seus segredos, nos fazer conhecedores da obra maravilhosa que Ele está fazendo, para nos resgatar das trevas e nos transportar para um Reino de Luz, onde tudo o que existe tem nos faz sentir sua presença gloriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!