domingo, 23 de outubro de 2022

A Reforma do Trabalho


O professor e pastor Ricardo Quadros Gouveia referiu-se a Calvino da seguinte maneira: "Dizer que Calvino foi um grande teólogo soa como um eufemismo tímido e impróprio. É bem provável que Calvino tenha sido o maior e o principal teólogo cristão de todos os tempos". Montesquieu, por sua vez, disse: “os genebrinos deveriam tornar bendito o dia em que Calvino nasceu”. Tais conclusões sobre a pessoa e obra de Calvino exaltam os resultados da sua vida prática.

Entre os resultados mais importantes do pensamento calvinista, devemos destacar o seu legado no tocante à formulação do “conceito protestante de trabalho”. Max Weber, na sua análise cultural e sociológica do Protestantismo, destaca essa contribuição como decisiva para o surgimento de uma “Ética distintamente protestante”.

Calvino compreendia o trabalho não só como uma necessidade social, mas um conceito teológico da vida. Para ele, o ser humano foi criado para o trabalho e esse sistema teológico girava em torno de três premissas importantes: 1) o relacionamento humano com os outros seres humanos; 2) o relacionamento humano com a natureza; 3) o relacionamento humano com Deus. Assim, também o conceito de trabalho para Calvino deveria ser observado nestas três dimensões.

A Reforma fez o Ocidente trabalhar como produto de um amor sincero pelo próximo. Assim, amar as outras pessoas oferecendo-lhes nossos préstimos profissionais e nossas capacidades era um ato necessário de um Cristianismo vivido em sua plenitude: “Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor” (1Coríntios 16.13-14).

O homem reformado é alguém que trabalha não para explorar o jardim da Criação, mas para atender à ordem de Deus de cuidar do mesmo: “Tomo, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar” (Gênesis 2.15).

Por fim, e sobretudo o mais, a Reforma Protestante trouxe ao mundo a compreensão de trabalho como ato de adoração e serviço a Deus: “Quer comais, bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. Para Calvino, trabalhamos para servir a Deus e essa é a maior glória da vida humana.

Na Reforma o trabalho é um dever e um privilégio. O nosso senso de amor, obediência e reverência são os motivos de nossa vida de trabalho. Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!