domingo, 20 de março de 2011

Jesus Pagou o Preço da Exclusão Social - 20 de março de 2011


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
Uma das nossas necessidades mais importantes é a da admissão no meio social. De uma maneira ou de outra, o ser humano, dentro de um quadro de normalidade, procura o refúgio de um grupo social, no qual deseja sentir-se aceito e amado. A família é o nosso primeiro e mais importante grupo social.
Na família, o amor que nos é dedicado, em particular nos primeiros anos de vida, ajuda em muitos sentidos a construir nossa auto-estima e personalidade. Ali, o amor é gratuito, natural e quase que totalmente incondicional, pois nossos pais nos amam, pelo simples fato de sermos seus filhos.
Ser excluído dos nossos grupos sociais causa uma grande e terrível dor. Um inexplicável sentimento de tristeza nos acomete quando somos alijados da condição de pessoas queridas e amadas e passamos para o grupo dos esquecidos, negligenciados e  abandonados. Pior ainda, é quando nos tornamos parte daqueles que são ignorados e odiados pelos outros.
A irmandade de fé é um grande alívio para todos nós que nos tornamos cristãos. Porque o caminho natural para quem desejar viver fervorosamente o seu cristianismo é ser preterido na sociedade humana. Paulo chega a dizer a Timóteo que a perseguição é certa para quem viver piedosamente e Jesus não nos escondeu o fato de que o mundo nos odiaria. Portanto, manter comunhão com os irmãos de fé será o refúgio para a nossa saúde emocional, mental e espiritual.
Mas, agora pense um pouco em Jesus. Num certo sentido, ele era um homem muitíssimo solitário. Ele jamais se refugiou na solidão por qualquer anormalidade no seu comportamento, mas acabou sendo obrigado a ela muitas vezes.
Jesus foi preterido pela sociedade judaica, quando lhes disse ser o Messias; abandonado pelos seus amigos, quando preso pelos guardas romanos e questionado e tratado como louco pela sua própria família (mãe e irmãos). E, quando na sua maior dor, a Cruz do Calvário, ele estava completamente só.
Jesus pagou um elevado preço! Pois, como homem, ele precisava de companhia. No Getsemâni, pediu aos seus discípulos que ficassem com ele e orassem com ele, pois sua alma estava angustiada. Eles, entretanto, dormiram e não puderam acompanhar o amigo até o fim.
Pode ser que, em algum momento da nossa vida, a exclusão do meio social seja o preço a ser pago. Isso é o que já acontece com os crentes que vivem nos países onde há intolerância à nossa fé. Hoje, enquanto o mundo descamba para uma excessiva permissividade na ética e na moral, por isso seremos testados nesse processo de exclusão social. Você está disposto a pagar esse preço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!