domingo, 6 de março de 2011

A Multiplicação do Cuidado e o Reino de Deus - 06 de março de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno
Entre tantas tarefas destinadas à Igreja, uma tem se tornado cada dia mais importante: o cuidado com as pessoas. Pois, infelizmente, a correria e todas as preocupações da vida, fazem com que passemos pelas pessoas sem percebê-las, não lhes dando atenção.
O texto de Lucas 9.10 a 17, que trata da primeira multiplicação dos pães, nos fornece uma oportunidade singular de reflexão sobre a importância do “por a mão na massa” quando o assunto é cuidar do nosso semelhante, em particular, dos nossos irmãos na fé.
De uma forma geral, há muita semelhança entre o que acontece conosco e o que se passou naquela tarde, na cidade de Betsaida. Depois de um longo dia de cuidados pastorais e ensinos, os discípulos de Jesus perceberam que a multidão estava faminta. Eles tinham uma receita pronta: “Manda embora a multidão para que possam ir aos campos ...e encontrem comida” (Lc 9.12).
Em outras palavras: “Senhor, nossa parte já fizemos, agora deixe-os correr atrás de suas necessidades pessoais, é o papel deles”. Infelizmente, para muitas pessoas é assim que deve ser. Mas a resposta de Jesus vai noutra direção: “Deem-lhes vocês algo para comer” (Lc 9.13). Para Jesus, cuidar dos seus irmãos, até mesmo nas suas necessidades básicas, é função dos verdadeiros discípulos.
Não se tratava de ter ou não recursos. Possuir recursos era um tema definidor para os discípulos, mas, para Jesus a questão era o desenvolvimento de uma visão clara do papel dos discípulos no que tange a estender as mãos e trabalhar em favor do próximo. Talvez, o despertar do amor prático seja um milagre mais difícil de se fazer que a multiplicação dos pães e peixes.
Os discípulos apresentaram suas impossibilidades, isto é, seus pequenos recursos diante da grande demanda que se apresentava no desafio de alimentar a multidão. Jesus, por outro lado, nos prova que, em obediência a Ele no serviço ao nosso próximo, nossas impossibilidades são superadas pelas possibilidades dEle.
Na verdade, quero chamar a atenção para a ligação fundamental entre o crer e o agir. Somos chamados para mostrar o nosso crer, através do nosso agir. O cuidado com o nosso irmão é o resultado mais maravilhoso da nossa fé, pois a torna completamente eficaz, revelando, em última análise, que milagres acontecem também dentro de nós, onde o Reino de Deus está se formando dia-a-dia.
Você já viu isso acontecer em você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!