domingo, 27 de março de 2011

O Preço de Uma Vida Devocional - 27 de março de 2011.


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

A cada dia que passa, constatamos a falta de “devoção cristã”. A queda do interesse pela devoção tem tornado o cristianismo uma religião apequenada, não no número de fiéis, mas na aproximação entre os cristãos e Deus. A mais danosa consequência desta ausência será sentida no modo como os cristãos vivem em meio à sociedade.
Quando encontramos a prática de devoção mais intensa em algum grupo, quase sempre, está ligada a um desvio doutrinário, que procura usar a vida devocional de forma pragmática, na intenção de barganhar valores espirituais. Isso, infelizmente, também colabora para o desequilíbrio no contato com o mundo fora da devoção.
O que seria necessário para que nos dispuséssemos mais facilmente à manutenção de uma vida devocional verdadeira? Como seria essa devoção?
A disposição para uma vida devocional mais completa passa pelo sentimento da “necessidade de Deus”. Essa é a ideia fundamental da vida devocional, ou seja, um sentimento de incompletude que nos faz buscar em Deus a complementação do nosso ser.
O outro lado dessa necessidade de Deus é a consciência do pecado e os seus profundos efeitos sobre nossa mente e disposições mais profundas do ser. Em outras palavras, devemos considerar seriamente que podemos cair na rotina de viver mais fortemente controlados pelo velho homem, que ainda serve ao pecado, do que pelo Espírito de Deus, residente em nossa nova natureza cristã.
Para saciar essa sede da alma na busca de Deus e da mortificação da carne você deve repensar o modo como tem vivido o seu relacionamento com Deus. Identifique os espaços de sua vida que estão ocupados com coisas desnecessárias e que têm influenciado as suas decisões e comportamentos, denunciando a sua falta de proximidade com Deus.
Não existem regras definidas para uma vida devocional. Ou seja, não há uma cartilha que lhe diga o horário, a quantidade de tempo ou os elementos de uma verdadeira devoção. Na verdade, creio que a melhor maneira de vivermos de forma devocional é agirmos como quando temos fome, ou seja, lançamos mão do alimento e comemos. Assim, procure alimentar-se de Deus, quando sente fome de Sua presença. O que acontecerá quando você conseguir viver de maneira devocional? Descobrirá que o seu amor e devoção a Deus são como uma gota no mar e desejará amá-lo mais, sempre mais. Também se aborrecerá contigo mesmo, ao descobrir que o bem que você tanto deseja, não está tão presente em você, quanto está o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!