domingo, 31 de julho de 2011

O Espírito Santo e os Nossos Relacionamentos - 31 de julho de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

A essência da Fé Cristã é que a morte de Jesus Cristo tem o objetivo de nos capacitar a se relacionar com Deus e com o próximo da maneira mais completa e perfeita. Mas por que não conseguimos fazer isso?
Ao perder a condição de perfeição em que foi criado, o ser humano, também perdeu sua capacidade de um relacionamento perfeito com Deus e o seu próximo. O primeiro efeito dessa perda foi o distanciamento entre Deus e homem e um abismo de antagonismo que se abriu entre o homem e o seu próximo, naquela oportunidade, entre Adão e Eva.  (Gênesis 3. 8 a 12).
Os relacionamentos são fundamentais para a nossa saúde social, emocional e espiritual. Precisamos de Deus e das pessoas para nos sentir bem e completos em todos os sentidos. Mas, infelizmente, nossos maiores problemas se concentram em uma enorme dificuldade nessa área. Por isso, a Escritura tem tantas exortações e orientações sobre essa matéria e não é à toa que o resumo de toda a Lei de Deus é “amar a Deus e ao próximo”.
O apóstolo Paulo escreveu sobre a necessidade de continuarmos progredindo na fé. Ele tocou em um ponto sensível ao exortar-nos a manter relacionamentos de amor profundos, baseados nos ensinos de Jesus (Efésios 5.21).
O apóstolo exorta a Igreja a investir no desenvolvimento de uma vida iluminada e isto, segundo o apóstolo, será visto quando tivermos relacionamentos sadios no plano horizontal (o homem e o seu semelhante), que redundará em um relacionamento muito melhor no plano vertical (homem e Deus).
Para esse amadurecimento, a primeira lição do apóstolo é que não podemos confiar apenas em nossos esforços para seguirmos nessa direção, precisamos nos relacionar bem com Deus, por isso diz: enchei-vos do Espírito.
Em segundo lugar, devemos trabalhar duro para este desenvolvimento e devemos fazer isso de forma coletiva: falando entre vós. Esse esforço conjunto não pode ser focado em um sentimento egocêntrico, ao contrário, se desejamos relacionamentos sadios e que mostram o crescimento do Reino em nós, devemos viver para servir ao nosso próximo: sujeitando-vos uns aos outros. Quando vivemos esse padrão, o Reino de Cristo cresce em nós e através de nós se espalha pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!