domingo, 3 de julho de 2011

O Poder Para Servir - A Obra do Espírito Santo - 03 de julho de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

Não resta dúvida da reviravolta conceitual proposta pelo Evangelho. Quando Jesus Cristo disse, que em seu Reino, o maior é o que serve, estava propondo um visão revolucionária de poder, utilidade e valor do homem. Na verdade, o que Jesus estava fazendo era reencontrando o modelo original, daquele homem criado por Deus e sem pecado, cuja tarefa de cultivar e guardar o Jardim já lhe definia servo do seu Criador.
No Novo Testamento, com o derramamento do Espírito Santo, uma obra de origem celestial passou a acontecer na vida dos crentes, uma obra de transformação e capacitação espiritual, operada pelo próprio Espírito de Deus, a qual proporciona toda a condição para que alcancemos o modelo revolucionário proposto por Cristo Jesus.
Essa temática está presente em todas as epístolas neo-testamentárias, as quais nos chamam para “servir a Deus”, “servindo aos irmãos” e “servindo ao mundo”. Tal abordagem da vida e do seu propósito aponta diretamente para aquelas coisas mais importantes nas quais devemos investir nossos esforços e tempo, que são o caminho mais seguro para quem quer viver e agradar a Deus e que podem nos tornar mais completos e bem estruturados como seres humanos.
Mas que coisas são essas? O apóstolo Paulo as chama de “boas obras”, “fazer o bem”, ou ainda “não viver para si mesmo”, ou seja, atos de vida que nos levem na direção do cuidado do Jardim, em particular dos seres humanos que nos rodeiam.
A obra capacitadora do Espírito Santo está fortemente embasada nesse intento Divino, de nos fazer “servos dEle e uns dos outros”. O Espírito trabalhará para quebrar as nossas resistências pecaminosas ao papel de servos e também produzirá em nossa disposição mental mudanças para que desenvolvamos dons para o serviço.
O que a Escritura define como nosso papel nesse projeto revolucionário de Deus? A Escritura pede “espírito voluntário”, que ofereçamos nossa vida para ser transformada e passar a trabalhar dessa forma.
O amadurecimento de uma vida cristã, não se pode medir pelo quanto conhecimento alguém possui das Escrituras ou da Teologia Bíblica, mas o quanto este conhecimento já o levou a servir. Todos os que quiserem crescer na graça e no conhecimento de Cristo, devem saber que crescer é ser servo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!