domingo, 26 de junho de 2011

Precisamos do Espírito da Verdade - 26 de junho de 2011

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

A Grande Obra da Redenção está se processando neste mundo por meio da ação poderosa do Espírito Santo. A Terceira Pessoa da Trindade é a responsável por todo o trabalho de aplicação da Redenção no coração dos homens redimidos.
Este é um dos temas mais importantes da Teologia Pneumatológica que estuda a Pessoa e Obra do Espírito Santo. Mas, infelizmente, não temos dado tanta atenção para compreender este processo e trabalho do Espírito de Deus.
Jesus Cristo, procurou dar aos seus discípulos a dimensão correta deste trabalho do Espírito Santo, quando focou a descrição da obra do Parácleto no capítulo 16 do Evangelho de João.
O que eu acho interessante considerar é que este evangelho foi escrito já final do período apostólico, por volta do ano 95 d.C. Mas, porque isso é interessante? Porque, João achou ser muito importante enfatizar estes diálogos, naquele tempo em que a Igreja estava sendo ferozmente perseguida e principalmente, estava perdendo suas primordiais referencias humanas, os próprios apóstolos.
Em outras palavras, João achou importante mostrar que o Consolador era o grande poder da Igreja, pois significava a força e a mente de Cristo na Igreja.
No capítulo 16 do Evangelho de João, a palavra de Jesus sobre o Espírito Santo, apontou para várias características da sua obra e dos motivos do Espírito ter sido dado, entretanto, ele destaca uma das mais importantes ações do Espírito Santo: conduzir os discípulos à verdade. Para isso ele destaca, usando o nome: Espírito da Verdade (João 16.13).
O nosso tempo tem repudiado qualquer noção de uma verdade objetiva. Ao contrário, tem procurado estabelecer a idéia de que a verdade é sempre relativa. Mas, ao contrário disto, o Espírito Santo é aquele que nos conduz à Verdade de Deus sobre o homem e sua existência.
A obra da Redenção é aplicada aos escolhidos de Deus por meio de uma obra espiritual que tem como principal arena a “mente humana”. O Espírito da Verdade, tem como trabalho conduzir a mente dos filhos de Deus e fazê-los pensar os pensamentos de Cristo e, se desejamos ser uma Igreja cheia do Espírito, devemos nos lembrar de que é em nossa mente que este trabalho do Espírito tem de prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!