domingo, 25 de setembro de 2011

Os Inimigos da Fé Querem a Nossa Mente! - 25 de setembro de 2011


Autor: Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Nesses últimos dias, cresce a força dos inimigos da fé e o poder de persuasão daqueles que não professam a Cristo segundo as Escrituras. Assim, muitos são enganados. Mas de onde vem tamanha força persuasiva? Por que os falsos mestres encontram tanta ressonância no mundo? De que maneira os que crêem nas Escrituras como Revelação de Deus resistirão ao seu ataque?
A força dos inimigos da fé segundo as Escrituras não reside em sua mensagem, e tampouco em sua persuasiva capacidade de argumentação. Afinal, a Verdade será sempre vitoriosa e o argumento da Verdade sempre será superior, pois a verdade permanece, e a mentira fenece. Qual será, então, a origem da força do engano? 
O centro dessa força está na mente dos homens que são amantes de si mesmos. A própria Escritura declarou que nestes tempos, os homens não darão ouvidos à Verdade, mas buscarão a sua verdade particular, segundos os seus corações (mentes) ensimesmados. As doutrinas não servirão para conduzir os homens, mas para satisfazer os seus anseios pessoais e é assim que se perdem.
Por amarem seus próprios pensamentos, rejeitarão a Deus como Senhor em suas mentes e afastarão de sua vida a influência divina. Amarão sua capacidade especulativa e diminuirão a Revelação de Deus, as Escrituras.
Pensar faz bem e refletir é uma capacidade dada por Deus ao homem. A fé deve ser fruto de reflexão. Entretanto, existem limites para a criatividade da fé. O homem que deseja encontrar o bem nesta vida, deve buscar esse bem em Deus e não em si mesmo.
Aprendamos com o erro de Edom, a nação aparentada de Israel, descendente de Esaú. Os edomitas acharam-se grandes aos seus próprios olhos, permitiram-se pensar em si mesmos como auto-suficientes. Sua inteligência fez crescer o seu orgulho o que destruiu toda a sua possibilidade de aproximação com Deus: “A soberba do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizer no teu coração: Quem me deitará por terra? (Obadias 1.3).  
A força dos filhos de Deus está em saberem-se fracos e necessitados de que Deus os socorra. Eles precisam conhecer o caminho de Deus, segundo o próprio Deus os revela, a fim de que não andem pelos caminhos do próprio coração. Nosso grande exercício mental é a condução dos nossos pensamentos a Cristo, pois luta espiritual dos nossos dias ocorre no âmbito da mente, onde está o cerne da nossa vida.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!