quinta-feira, 23 de maio de 2013

Enchei-vos do Espírito - Pentecostes


Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

O Dia de Pentecostes sempre foi comemorado pelos judeus para fazê-los lembrar que haviam caminhado errantes pelo deserto, recebido as tábuas da Lei e colhido os frutos de seu andar debaixo da nuvem, quando finalmente entraram na Terra Prometida. Esta festa era a antiga festa das Semanas e recebeu o nome de Pentecostes, quando a língua grega passou a ser fala da também pelo povo judeu, por imposição cultural dos dominadores gregos.
Cinquenta dias após a do dia da Páscoa em que Cristo foi crucificado, os apóstolos estavam reunidos em um grande cenáculo, quando, de repente, um som, como de um vento muito forte, encheu o lugar onde estavam e, sobre eles pousaram línguas como de fogo e começaram a falar as coisas de Deus em línguas de outros povos (Atos 2.1 a 4). Este dia passou a ser considerado o Pentecostes Cristão.
O Espírito Santo iniciou o seu longo ministério junto à Igreja. Ele já exercia o seu papel com o povo de Israel, mas agora, veio para encher o coração dos crentes e guiá-los, na direção de uma vida que amadurece para se parecer com Cristo Jesus.
O apóstolo Paulo apresentou aos efésios esta graça e suplicou a eles que atentassem por serem cheios do Espírito Santo, como a única maneira de se alcançar essa maturidade que nos faz, menos parecidos com os filhos das trevas e mais próximos de Deus. “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18).
O enchimento do Espírito Santo é o remédio para a nossa luta contra o pecado. Considere seriamente sobre como você está lidando com isto na sua vida.
O enchimento do Espírito Santo é a busca de ser controlado pela nova natureza que recebemos de Cristo, o que Paulo chamou de “revestir-se do novo homem” (Ef.4.24).
No texto, o verbo “encher” é grafado no imperativo, presente passivo e traduz na ideia geral de que é nosso dever, se desejamos uma vida que agrada a Deus, oferecer espaço e condições para que sejamos alvo deste enchimento.
Paulo diz que este enchimento se daria, primordialmente, em uma vida de comunhão com outros crentes que vivem segundo o mesmo projeto (Ef.5.19 a 21). Por isto, a Igreja e a comunhão com os irmãos é algo de tão elevado valor na vida cristã. O Pentecostes Cristão é uma data que a Igreja deve comemorar sempre, é a data que marca a vida da Igreja Militante.


4 comentários:

  1. Desde o dia que eu li esta mensagem no boletim, tenho pensado muito sobre se realmente estou buscando o enchimento do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sílvia... veja também o link: http://mauricionepomuceno.blogspot.com.br/2013/05/atos-21-4.html

    Deus abençoe a sua vida e siga na direção da vida no Espírito.

    ResponderExcluir
  3. Essa é mensagem da Vila Prudente? Eu já li. Mas vou ler novamente.

    ResponderExcluir

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!