domingo, 26 de maio de 2013

Conduzido Por Cristo em Meio ao Vale da Decepção

Autor: Rev. José Maurício Passos Nepomuceno

O sentimento de quem passa por momentos difíceis é de que está sozinho, abandonado e desprotegido. Tornamo-nos críticos dos outros, da família, igreja, etc. Nos isolamos e recolhemo-nos em nossa dor. Deus poderia simplesmente retirar a nossa dor, atender nossas orações e nos fazer livres do sofrimento, mas não faz. Então, pensamos: Ele não se importa.
Um dia, um discípulo de Jesus, estava vivendo o mais profundo vale da auto decepção. Estava amargurado, sentindo-se o pior dos homens. Pedro, havia negado o Senhor e isto cortava-lhe a alma profundamente, sabia que tinha sido reprovado.
Talvez estivesse se lembrando do dia em que Jesus lhe chamou para segui-lo e das impactantes palavras, ditas ao povo de dentro do seu barco. Mas, agora, parecia estar só e sem saída.
Cristo ressuscitara e estava bem ali, comendo peixe e falando com seus discípulos (leia João 21.1-18). Pedro cortejava um sentimento estranho, pois estava feliz e triste ao mesmo tempo. Pensava: “Como encarar Jesus agora? A última vez que olhei para os seus olhos eu estava abandonando-o e negando minha fé” (Lucas 22.61).
Jesus veio na direção de Pedro. Seu vale de decepção era profundo e Jesus sabia que mais uma vez ele precisava ser puxado para cima. Fizera isto outras vezes com Pedro. Jesus vai na direção do seu precioso amigo e, por três vezes, lhe diz: “Tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas”.
Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias. Ele nunca nos abandonará. E mesmo quando nos tornarmos reprováveis e fracassamos na caminhada, ele se volta para nós para nos restaurar. Ele está sempre disposto a caminhar conosco em nossos vales de decepção. Afinal, veio ao mundo para nos salvar!
“Nisto exultais, embora no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé (...) redunde em louvor” (1 Pedro 1.6-7).
Estas seriam palavras improváveis de serem ditas por Pedro, mas o fato de Jesus ter-lhe dado uma chance, sem reservas no coração, permitiu que Pedro emergisse da profundezas.
Você pode ser um Pedro agora. Deus se importa, Jesus se importa e está com você. Sua fé será provada e você emergirá também. Após provar a sua fé ele estenderá a mão e te trará para cima!   



Um comentário:

Seja breve, educado e construtivo! Mas não deixe de ser sincero!